Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

 

 

 

Volume 5, nº 2 - Fevereiro / Março 2015

 

 
   Publicações Acadêmicas
 


GLOBAL SOUTH UNIT FOR MEDIATION - GSUM


GUERRA, PAZ E MEDIAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO

Ao mesmo tempo em que reconhece a complexidade de um conflito aparentemente insolúvel, Eduardo Uziel enfrenta o desafio de delinear e analisar os principais processos de negociação intentados no Oriente Médio desde 1947. Uziel, diplomata que serviu na Seção do Oriente Médio do Itamaraty, dividiu seu trabalho em três seções que estão organizadas cronologicamente. Na primeira seção, ele lida com o período entre a partição e a Guerra dos Seis Dias; a segunda seção analisa o período entre aquele ponto e os Acordos de Oslo de 1993; a terceira seção, por fim, vai de Oslo até os dias atuais.

Clique aqui para acessar a publicação

APROXIMANDO DIREITOS HUMANOS E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A EXPERIÊNCIA DA AMÉRICA LATINA 

Este Policy Brief enfoca a relação entre direitos humanos e resolução de conflitos, e examina as maneiras pelas quais os Estados e sociedades latino-americanas durante o processo de democratização complementaram positivamente os dois campos que têm sido tradicionalmente considerados em desacordo um com o outro. Este Policy Brief explora essa relação complexa, tendo em conta o retorno da democracia desde o final da década de 1980 na América do Sul e do fim dos conflitos internos no final da década de 1990 na América Central. (disponível somente em inglês)

Clique aqui para acessar a publicação

INOVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM PROCESSOS DE PAZ: RECONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

De modo a desmistificar mitos enraizados e prejudiciais que são constantemente reafirmados por métodos tradicionais de resolução de conflitos e dar espaço a abordagens novas, mais eficientes e inclusivas, Cecilia Milesi propõe a desconstrução do modelo atual. Este Policy Brief está dividido em três seções. A primeira e a segunda lidam com o modelo atual, suas críticas e os argumentos favoráveis à sua reconfiguração. Na terceira seção, Milesi prossegue analisando dois estudos de caso, os processos de paz da Colômbia e das Filipinas, e propõe alternativas a processos marcados pela militarização e pela exclusão. (disponível em inglês e espanhol)

Clique aqui para acessar a publicação

CULTURA, GÊNERO E MEDIAÇÃO: DESAFIOS E LIÇÕES APRENDIDAS

O presente paper aborda o constante movimento de transformação cultural pelo qual as sociedades passam, e a forma como a adaptação de grupos culturais é por muitas vezes dinâmica e até mesmo imprevisível, podendo gerar mudanças bruscas. Tais mudanças podem ocasionar conflitos, e o desenvolvimento de estratégias para a compreensão dos mesmo a partir das dinâmicas culturais é tarefa primária dos mediadores. (disponível somente em inglês)

Leia mais e baixe o documento



SOUTH SOUTH COOPERATION PROJECT - SSC


BEYOND THE NORTH-SOUTH DIVIDE: TRIANGULAR COOPERATION IN THE NEW DEVELOPMENT COOPERATION 

A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento vem mudando rapidamente durante as últimas duas décadas. Mudanças nas constelações de poder internacional e uma tendência para uma multipolaridade crescente são refletidas nas instituições de cooperação para o desenvolvimento e suas configurações. (disponível somente em inglês) 


Leia mais e baixe o documento

EXPLORANDO O ENGAJAMENTO INDIANO NA AGRICULTURA E NA SAÚDE: O CASO DA ANGOLA E DE MOÇAMBIQUE

Esta publicação faz parte do projeto South-South Cooperation do BRICS Policy Center e traz reflexões sobre o campo específico da cooperação em agricultura e saúde entre Índia e Moçambique e Angola. O estudo traz uma visão panorâmica da relação bilateral da Índia com os dois países africanos, refletindo os principais focos da cooperação em diferentes contextos políticos e econômicos. A posição da Índia foi entendida como parceiro entre iguais, devido à luta anti-colonial e à transferência de know-how nas respectivas áreas. Formação e capacitação de profissionais, treinamento e suporte às políticas locais, apoio financeiro para infraestrutura e para o mercado são algumas iniciativas. (disponível somente em inglês) 

Leia mais e baixe o documento

BRAZILIAN HEALTH AND AGRICULTURAL COOPERATION IN ANGOLA AN OVERVIEW

O objetivo desse relatório de pesquisa é sintetizar as principais descobertas, informação contextual e análise necessária para a compreensão do engajamento brasileiro em Angola, bem como informação básica acerca dos projetos que estão sendo executados pela cooperação brasileira nos setores de agricultura e saúde pública. O relatório se desenha a partir de uma série de literatura secundária, que inclui os discussion papers comissionados dos consultores do projeto na Índia, África do Sul e China. (disponível somente em inglês)

Leia mais e baixe o documento


COUNTRY DESKS

THIS WEEK IN BRICS

O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados. 

Leia mais e baixe o documento

 Workshops 

No ultimo mês, a equipe do South - South Cooperation Project realizou oficinas de validação no Rio de Janeiro, Luanda e Maputo. As oficinas possibilitaram colher de partes interessadas da cooperação brasileira em saúde e agricultura reações acerca das conclusões preliminares do projeto de pesquisa. Foram discutidos a estrutura em rede da cooperação brasileira, as práticas da cooperação Sul-Sul do Governo do Brasil e recomendações-chave com base na pesquisa de campo e das mais de 70 entrevistas conduzidas.

Reações diversas e de alta qualidade foram colhidas, e contribuirão para modificações e acréscimos em publicações do SSC já no forno. A equipe do SSC agradece a participação de todos.

O Brazilian South-South Cooperation é financiado pelo DFID – Department for International Development do Reino Unido.

Network of Southern Think Tanks (NeST)

O Supervisor do BRICS Policy Center, Professor Paulo Esteves, participou do workshop técnico do NeST Africa durante os dias 2 a 5 de março de 2015, em Joanesburgo, África do Sul. Este workshop reuniu especialistas de várias economias emergentes para construir uma avaliação e estrutura conceitual para a cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento. O NeST também realizou um encontro no BRICS Policy Center, no dia 26 de março.

O NeST Africa foi criado este ano como uma plataforma de multi-stakeholder para discutir questões, desafios e oportunidades na cooperação para o desenvolvimento na África, Leia mais

  Fellowship BPC 



O BRICS Policy Center recebe entre os meses de março e abril, o fellow Dr. Bert Hoffmann. Doutor em Ciências Políticas, é atualmente pesquisador senior no Instituto de Estudos da América Latina, parte do German Institute of Global and Area Studies (GIGA), na Alemanha, instituição que estabelece convênio com o BPC, através do IRI, para cooperação acadêmica.


ENTREVISTAS COM FELLOWS

O BPC realizou uma série de entrevistas com os pesquisadores visitantes que passaram pelo centro no início de 2015. Entre os temas abordados, os pesquisadores contam sobre o trabalho que desenvolveram no Centro, suas linhas de pesquisa, publicações de trabalhos e realização de eventos, além de contar sobre a experiência na cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui para acessar as entrevistas

 

 Outras atividades e participações do BPC


PROFESSORES E ALUNOS DA UNIVERISADADE DE TULSA VISITAM O BPC

O BRICS Policy Center recebeu um grupo de professores e alunos da Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos, no dia 16 de março. O grupo foi recepcionado pelo pesquisador Sérgio Veloso que debateu assuntos referentes à produção do BPC e aos países BRICS em geral. Esta é a segunda vez que professores e alunos desta universidade visitam o BPC. 

PROFESSOR PAULO ESTEVES EM REUNIÃO COM O SR. DANIEL BALABAN, DO CENTRO DE EXCELÊNCIA CONTRA A FOME.

No dia 31 de março de 2015 o diretor do BRICS Policy Center, Paulo Esteves, junto com a pesquisadora do núcleo de cooperação para o desenvolvimento, Geovana Zoccal, receberam no Rio de Janeiro o diretor do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, o Sr. Daniel Balaban, e a Assitente da direção, Mariana Rocha. A pauta do encontro girou em torno das possibilidades de parceria entre o BPC e o Centro, principalmente acerca da agenda de cooperação dos BRICS no âmbito do desenvolvimento social, com foco em Segurança Alimentar e Nutricional. 

O BRICS POLICY CENTER RECEBE SENIOR PROJECTS OFFICER DA LEEDS BECKETT UNIVERSITY

A coordenadora administrativa do BPC, Sra Lia Lopes, recebeu, a Sra. Susan Robinson, Senior Projects Officer da Leeds Beckett University. Durante a reunião, discutiram propostas de parcerias entre as instituições e a possibilidade de se desenvolver, em parceria com a PUC-Rio, um projeto de voluntariado com os alunos estrangeiros. A sra. Robinson esteve também na CCCI e conversou sobre os termos de uma possível parceria entre as Universidades, visando a troca de alunos de graduação.

 

    Clippings
 


BRASIL GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL COM CENTRO DE EXCELÊNCIA EM PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE BRICS 
Leia a entrevista concedida ao Jornal da Ciência pela coordenadora administrativa do BRICS Policy Center, Lia Lopes Leia mais

ENTREVISTA DO PROF. PAULO WROBEL PARA O PEOPLE'S DAILY Entrevista com prof. Paulo Wrobel para o portal de notícias R7 
Leia mais

XEQUE-MATE CHINÊS IMPÕE NOVA POLÍTICA NO BRASIL Entrevista com prof. Paulo Wrobel para o portal de notícias Estado de Minas Leia mais

PRESIDÊNCIA PRO TEMPORE RUSSA DOS BRICS Ouça a entrevista concedida pelo professor e pesquisador do BPC, Paulo Wrobel, à Rádio Sputnik. Leia mais

 
 
 Links Sugeridos:
 
•  A Bilkent University  é reconhecida e classificada mundialmente como a principal instituição de ensino superior na Turquia. Localizada na capital Ankara, é um centro de atividade acadêmica, social e cultural.

Clique aqui para acessar

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

 

Colóquios:

"Negotiating normalization: implications of the U.S-Cuba rapproachment"

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), o BRICS Policy Center e o German Institutte of Global and Area Studies (GIGA) comvidam para o colóquio com Dr. Bert Hoffmann (GIGA), Sra. Isa Mendes (GSUM/IRI) e moderado por Dra. Claudia Fuentes (IRI PUC-Rio), a ser realizado na biblioteca do BPC, no dia 14 de abril, às 16:00 hs.

Mais informações,  clique aqui.

"O Futuro da Política de Inovação no Brasil: Desafios e Oportunidades"

O BRICS Policy Center convida para o Colóquio com Dr. José E. Cassiolato (IE/UFRJ) e Dr. Luis Manuel Fernandes (IRI/FINEP), a ser realizado na biblioteca do BPC, dia 16 de abril, às 15hs.

Mais informações,  clique aqui.

 

Escola de Inverno GSUM

Organizada pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), a Escola de Inverno é um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional com duração de duas semanas, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A Escola oferece vagas para estudantes que buscam ter uma experiência intensiva e substantiva de aprendizado e treinamento na teoria e na prática da mediação internacional, com foco particular em questões relativas ao Sul Global.

A próxima edição será realizada entre os dias 13 e 24 de julho de 2015. Mais informações em breve.


 

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.