Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

 

 

Volume 5, nº 1 - Dezembro 2014 / Janeiro 2015

 

 
   2014 Global Go To Think Tank Index Report
 


O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS/BRICS Policy Center (BPC)  foi escolhido, pelo quarto ano consecutivo, como um dos melhores Think Tanks do mundo. A classificação consta no relatório “Global Go To Think Tank Index Report”, de 2015 - uma uma iniciativa da Universidade da Pensilvânia (EUA). Neste relatório, referente à 2014, o BPC aparece em 9 categorias, uma a mais que no relatório do ano anterior. Em 2014, o BPC alcançou o 8º lugar entre os think tanks associados a universidades (em 2013 havia alcançado o 9o lugar) e, pela segunda vez consecutiva, a 1ª posição na categoria “Think Tank to Watch”. Leia mais


 Programa de Fellows do GSUM

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) está aceitando candidaturas para preencher 03 vagas do seu Programa de Fellows, de 06 de Julho a 06 de Setembro de 2015, para pesquisar, lecionar e debater tópicos relacionados à Mediação e à Resolução de Conflitos. Os fellows deverão residir no Rio de Janeiro durante o seu fellowship e será fornecida uma remuneração e um espaço de trabalho no BRICS Policy Center (BPC). 

Para obter mais detalhes sobre o Programa de Fellows, 
Leia mais

  Publicações Acadêmicas 


THE 22ND ASIA-PACIFIC ECONOMIC COOPERATION SUMMIT

A cúpula de 2014 da APEC ocorreu em Beijing, China, entre 10 e 12 de Novembro, reunindo 21 líderes de seus estados-membros. A APEC representa 40% da população mundial, 54% da produção econômica mundial e 44% do comércio mundial. O encontro de 2014 da APEC teve importantes desdobramentos em diversas áreas, incluindo negociações bilaterais e multilaterais. (disponível somente em inglês)

Clique aqui para acessar a publicação

NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DOS BRICS: UM NOVO INSTRUMENTO PARA A COOPERAÇÃO SUL-SUL?

A VI Cúpula do BRICS, realizada em Julho de 2014, Fortaleza, Brasil, resultou em acordos para estabelecer o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) bem como no Arranjo Contingente de Reservas (CRA). Este Policy Brief discute o impacto do NBD na arquitetura de desenvolvimento financeiro existente, focando na contribuição potencial do banco na cooperação Sul-Sul do BRICS. (disponível somente em inglês)

Clique aqui para acessar a publicação

CHINESE COOPERATION IN MOZAMBIQUE AND ANGOLA: A FOCUS ON AGRICULTURE AND HEALTH

O artigo “Chinese Cooperation in Mozambique and Angola: A Focus on Agiculture and Health” busca refletir a atuação da China na cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento e a mudança que esse modelo representa em relação à cooperação “Norte-Sul”. O foco em agricultura e saúde busca justamente ressaltar a diversidade da cooperação Sino-Africana e a sustentabilidade dos projetos e, com isso, fornece reflexões e informação nesse âmbito da cooperação China-Angola e China-Moçambique. (disponível somente em inglês)

Clique aqui para acessar a publicação

DIRETRIZES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA UMA MEDIAÇÃO EFICAZ

Está disponível no site da ONU a versão em português de sua publicação Guidance for Effective Mediation, de 2012, que tem como objetivo estimular e estabelecer diretrizes básicas para processos de mediação a partir da experiência de profissionais da área. A tradução e disponibilização do conteúdo em português foram um projeto da Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM) junto com o BRICS Policy Center (BPC).

Leia mais e baixe o documento

THIS WEEK IN BRICS

O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados. 

Leia mais e baixe o documento

O BRASIL E A COOPERAÇÂO SUL-SUL: COMO RESPONDER AOS DESAFIOS CORRENTES - POLICY BRIEF CITADO NO "2014 Global Go To Think Tank Index Report"

Este Policy Brief tem como objetivo apresentar as principais características e dados sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento promovida pelo Brasil, apontando alguns de seus principais desafios. Para tal, realiza-se um breve histórico da Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento e da participação brasileira nesse âmbito. 

Leia mais e baixe o documento

 
 Novos Parceiros 


O BRICS POLICY CENTER CELEBRA PARCERIA COM A OXFAM BRASIL, ATRAVÉS DE UM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A PUC-RIO

O acordo de cooperação com a Oxfam Brasil, assinado no dia 23 de janeiro de 2015,  prevê a colaboração entre docentes e pesquisadores; promoção de eventos científicos, conferências e seminários; e outras atividades de caráter acadêmico e de pesquisa. 

Este acordo fortalece a parceria já existente há três anos entre o projeto BRICS-Urbe e a Oxfam Brasil, que resultou em três projetos de pesquisa sobre o tema da desigualdade social nos países BRICS. Os documentos produzidos no âmbito desta parceria podem ser acessados. Leia mais


NOVA PARCERIA DO GSUM COM A BILKENT UNIVERSITY PREVÊ O INTERCÂMBIO DE SEUS ESTUDANTES

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), o BRICS Policy Center (BPC) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), celebram mais um acordo de cooperação cultural, educacional e científica, o segundo da Unidade apenas neste mês de dezembro. 
Leia mais

 Outras atividades e participações do BPC


GSUM REALIZA WORKSHOP SOBRE A MEDIAÇÃO NO MALI COM PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTA DA ONU

No dia 15 de janeiro de 2015, a Unidade do Sul Global para a Mediação (GSUM), em parceria com o Instituto Igarapé, promoveu o workshop "Mediando o Conflito no Mali e no Sahel", que contou com a presença do mediador da ONU Arthur Boutellis. O debate incluiu as circunstâncias que deram origem ao conflito no norte do Mali — um país tradicionalmente considerado um modelo de estabilidade do noroeste africano —, assim como uma breve análise dos atores e processos envolvidos no conflito e nas negociações de paz.
Leia mais


O SSC-PROJECT PARTICIPA DO SEMINÁRIO "COOPERAÇÃO BRASILEIRA EM SAN E AGRICULTURA: RELAÇÕES ENTRE BRASIL E ÁFRICA" NO CERESAN/UFRRJ

As pesquisadoras Geovana Zoccal e Manaíra Assunção (SSC-Project e Núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) representaram o BRICS Policy Center nos eventos organizados pelo projeto “Fortalecendo o papel do Brasil nos espaços internacionais para uma agenda global pelo direito humano à alimentação e a erradicação da fome”, nos dias 1 e 2 de dezembro de 2014. O projeto é coordenado pelo Professor Renato Maluf, do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CERSEAN/CPDA/UFRRJ), com apoio da Oxfam BrasilLeia mais


O BRICS POLICY CENTER RECEBE CONSELHEIRO DA EMBAIXADA DA CHINA NO BRASIL

O supervisor do BPC, Dr. Paulo Esteves, reuniu com o Sr. Qu Yuhui, Conselheiro Político da Embaixada da China no Brasil, no dia 27 de janeiro de 2015.Durante o encontro, discutiu-se sobre as relações sino-brasileiras; as políticas do novo governo da presidente Dilma Rousseff; a integração da região latino-americana e a previsão da economia desta região; e o futuro do BRICS. 

A FUNDAÇÃO BILL AND MELINDA GATES VISITA O BRICS POLICY CENTER

O BRICS Policy Center, através do Núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e o SSC-Project, recebeu, no dia 04 de dezembro de 2014, Neil Watkins (Oficial Sênior do Programa de Agricultura e Nutrição da Fundação Bill & Melinda Gates) e Flavia Michaud (Global Health Strategies). Leia mais

BRICS POLICY CENTER RECEBE ANALISTA DO GOVERNO CANADENSE

O pesquisador do BPC, Paulo Wrobel, recebeu a sra. Alessandra de Lima Neves, analista da Divisão das Américas do Conselho Privado do Canadá, no dia 18 de dezembro de 2014. A sra. Alessandra Neves trata dos assuntos concernentes à América do Sul e está fazendo uma turnê pela região, no intuito de auferir como andam as perspectivas desses países para 2015. 

EMBAIXADOR FRANCÊS VISITA O BPC

O pesquisador do Brics Policy Center, Paulo Wrobel, recebeu visita do recém-chegado Embaixador francês, Michel Duclos, no dia 10 de dezembro de 2014. Este foi o primeiro encontro que o Embaixador Duclos teve no Brasil. 

 

 Nova PhD Fellow 


O BPC dá as boas-vindas à nova pesquisadora visitante, Sra. Megan Pickup, da Carleton University em Ottawa, Canadá. A PhD fellow chegou ao Centro no mês de janeiro e permanecerá pelo período de dois meses. Durante o programa, Sra. Megan contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas no tema da Cooperação Sul-Sul brasileira em Moçambique e Haiti, com foco em economia política, desenvolvimento e ajuda internacional. 


    Clippings
 


A ANISTIA DE NELSON MANDELA E AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE LEVARAM À SUA PRISÃO 
Entrevista da Rádio Sputnik Brasil com pesquisador do BRICS Policy Center, prof. Paulo Wrobel, sobre os 25 anos da anistia de Nelson Mandela, na África do Sul. Leia mais

ENTREVISTA DO PROF. PAULO WROBEL PARA O PEOPLE'S DAILY Entrevista com prof. Paulo Wrobel para o portal de notícias R7 
Leia mais

RÚSSIA E O NOVO PARADIGMA DE AÇÃO EUROPEU Professor Paulo Wrobel fala sobre crise financeira da Rússia, para a newsletter do mês de janeiro, da Portuguese News Network (PNN) Leia mais

FORMER FELLOW ZHIWEI ZHOU INTERVIEW TO CHINESE WEBSITE BPC's former Fellow Zhiwei Zhou interview to chinese website Leia mais

A CRISE ECONÔMICA RUSSA No dia 04 de dezembro de 2014, o professor Paulo Wrobel concedeu uma entrevista para o programa Sem Fronteiras, da Globo News. Leia mais

 
 
 Links Sugeridos:
 
•  O Departament For International Development (DFID) é uma organização que luta contra a extrema pobreza, através da criação de empregos e capacitação de crianças e mulheres, e ajuda a salvar vidas em situações de crise humanitária.

Clique aqui para acessar

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

 

Workshop:                 A Cooperação Sul-Sul brasileira e os BRICS: Novas estratégias na África

O evento organizado pelo BPC, no âmbito do SSC-Project, será realizado no dia 26 de fevereiro de 2015. Mais informações em breve.

 

Escola de Inverno GSUM

Organizada pela Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), a Escola de Inverno é um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional com duração de duas semanas, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A Escola oferece vagas para estudantes que buscam ter uma experiência intensiva e substantiva de aprendizado e treinamento na teoria e na prática da mediação internacional, com foco particular em questões relativas ao Sul Global.

A próxima edição será realizada entre os dias 13 e 24 de julho de 2015. Mais informações em breve.


 

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.