Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

Volume 4, nº 33 - Junho / Julho 2014

 

 
   VI Cúpula dos BRICS
 


Na ocasião da VI Cúpula dos BRICS, realizada no último dia 15 de julho, em Fortaleza, o BRICS Policy Center organizou uma série de publicações (análises, relatórios e entrevistas) que remontam um balanço do primeiro ciclo de cúpulas e, principalmente, um fórum de debate com os pesquisadores visitantes sobre um dos mais importantes temas na agenda desse encontro no Brasil: o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

Clique aqui para acessar as publicações acadêmicas referente às Cúpulas

Acompanhe também as entrevistas de nossos pesquisadores sobre os principais temas abordados na agenda da VI Cúpula dos BRICS, Clique aqui


 Novas Publicações Acadêmicas

BRICS MONITORS
 
1)
VI CÚPULA DOS BRICS


Os líderes dos cinco países BRICS reuniram-se em Fortaleza, no Brasil, para a sexta cúpula do agrupamento. As expectativas da comunidade internacional eram grandes, refletindo os ambiciosos resultados que os membros esperavam do encontro que, de fato, representou um importante passo na construção de maior institucionalização do agrupamento. Nesse sentido, esse monitor tem como objetivo apresentar as expectativas dos países BRICS anteriores a VI Cúpula e compará-las com os resultados alcançados ao fim do encontro.

2AS ELEIÇÕES DE 2014 NA ÍNDIA: A VITÓRIA DE NARENDRA MODI E OS SEUS SIGNIFICADOS PARA O MUNDO
 
O objetivo deste monitor é analisar as principais implicações da vitória de Narendra Modi como primeiro-ministro da Índia. Explorando a política nacional e externa da Índia, com enfoque nas relações regionais e nos BRICS, argumenta-se que a entrada de Narendra Modi no governo vai beneficiar o objetivo da Índia de ser reconhecida como uma potência mundial.

3) THIS WEEK IN BRICS

Especial 6ª Cúpula dos BRICS - O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados. Leia mais e baixe o documento
 
 
 
 Global South Unit for Mediation (GSUM)


Entre os dias 28 de Julho e 08 de Agosto, foi realizada a primeira Escola de Inverno sobre Mediação Internacional do GSUM, que reuniu aproximadamente 40 alunos provenientes de diferentes países, como Argentina, Brasil, China, Egito, Estados Unidos, Filipinas, Quênia e Trinidad e Tobago. Nesta primeira edição da Escola, ocorrida na PUC-Rio, os cursos principais foram lecionados pelo professor Laurie Nathan da Universidade de Pretória, que abordou diversos aspectos, teóricos e práticos, do campo da mediação internacional, e pela especialista Joyce Neu da organização Facilitating Peace, que focou nos processos de mediação e nos atores envolvidos, com ênfase na questão de gênero. Além disso, ao longo da Escola, foram realizados eventos públicos que contaram com a participação de diplomatas e acadêmicos, que discutiram dilemas, desafios e potencialidades da mediação internacional. A próxima edição da Escola de Inverno do GSUM será realizada em Julho de 2015. Mais informações em breve no website.

PROGRAMA DE FELLOWS EM MEDIAÇÃO INTERNACIONAL

O GSUM tem o enorme prazer de anunciar que já chegaram ao Brasil as três candidatas selecionadas para o Programa de Fellows deste ano: Borislava Manojlovic, Catherine Ali e Maria Cecilia Milesi. As candidatas altamente qualificadas, além de produzir Policy Briefs e/ou artigos acadêmicos, participaram também da Escola de Inverno GSUM 2014, lecionando dois cursos, de 15hrs cada um, sobre temas relacionados à resolução de conflitos e à mediação internacional. 


Saiba mais sobre as Fellows selecionadas.


 Fellowship BRICS Policy Center

O BPC realizou entrevistas com os Fellows (pesquisadores visitantes) do Centro, Matshaba Mothiane (South African Institute of International Affairs) e Thomas Hardern (Instituto Igarapé), onde eles contam um pouco da experiência profissional e acadêmica durante a temporada na cidade do Rio de Janeiro. 

Veja as entrevistas com Matshaba e Thomas.

Acesse também nossa 
Rede de Fellows



 South-South Cooperation

SSC PUBLICA NOVO ARTIGO NA IDS BULLETIN (EDIÇÃO ESPECIAL)

Uma das coordenadoras do projeto SSC, Adriana Erthal Abdneur, acaba de publicar um novo artigo em uma edição especial da IDS Bulletin - Special Issue: China and International Development: Challenges and Opportunities - intitulado “China and the BRICS Development Bank: Legitimacy and Multilateralism in South–South Cooperation”. O artigo procura analisar o maior empreendimento concreto do grupo BRICS, BRICS Development Bank, sob a perspectiva da China e seus respectivos interesses e estratégias em tal projeto. 

Leia mais e baixe o documento.


NOVA PUBLICAÇÃO: BRICS MONITOR SOUTH-SOUTH COOPERATION

THE BRICS AND THE GLOBAL PARTNERSHIP FOR EFFECTIVE DEVELOPMENT COOPERATION (GPEDC)
Clique aqui para acessar.

    Outras atividades e participações do BPC
 


Mesa-redonda: "Atuação Global de Unidades Subnacionais - organizado pela Coord. de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro com apoio do BPC.

No dia 31 de julho, a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro organizou, em conjunto com o BRICS Policy Center, um seminário para pensar de que forma os cursos de graduação em Relações Internacionais podem se engajar com as questões urbanas. 
Leia mais.

Reunião do Prof. Paulo Esteves e pesquisadores com Dr. Neissan Alessandro Besharati (Programme Maneger - Development Effectiveness SAIIA e WITS University)

Durante o encontro, discutiu-se a possibilidade de fechar uma parceria institucional entre o BPC/Puc-Rio e a WITS University, além de conversarem sobre os projetos acadêmicos do Centro e da parceria já existente entre o BPC e a SAIIA.

Reunião com Sr. Romulo e o Cônsul-Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Sr. Sanjeev Chowdhury

A reunião abordou temas gerais sobre os países BRICS e a VI Cúpula realizada em Fortaleza

Reunião e visita do Cônsul-Geral Adjunto Sr. Kondo e da Vice-Cônsul Sra. Kuwano (Japão) e Prof. Paulo Esteves

Visita seguida de reunião, teve com objetivo discutir o artigo publicado no jornal O Globo, de autoria do Prof. Paulo Esteves, sobre a VI Cúpula dos BRICS e a criação do Novo Banco de Desenvolvimento. - Acesse o artigo "Efeito BRICS" aqui

Reunião entre professores e representantes do Dept. of Political Science / Center for Transnational Relations, da Freie Universität Berlin Ihnestrasse (Alemanha)

A reunião teve como objetivo apresentar o BPC e seus projetos acadêmicos à instituição estrangeira, que busca firmar uma parceria com o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.


 
 
 Links Sugeridos:
 
•  Leia também o artigo produzido pelo Sabin Vaccine Institute publicado pelo WHO Bulletin sobre o papel que os BRICS podem realizar na redução da pobreza e de doenças tropicais.

Clique aqui para acessar

 Links Sugeridos:
 
• A Embaixada Real da Noruega no Brasil tem a missão de melhorar e promover as relações entre a Noruega e o Brasil, de acordo com a estratégia do Governo norueguês para o Brasil e com os planos anuais de trabalho. Além disso, a Embaixada Real da Noruega é parceiro do BRICS Policy Center no projeto Global South Unit for Mediation (GSUM)

Para acessar, clique no link: http://www.noruega.org.br/Embassy/Embaixada-da-Noruega/

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

 

Colóquios com as Fellows da Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM)

O BRICS Policy Center irá realizar uma série de Colóquios com as três fellows do GSUM. O primeiro evento será o Colóquio da Borislava Manojlovic, a ser realizado no próximo dia 21/08, seguido por Catherine Ali, que irá apresentar-se no dia 2/09, e por Cecilia Milesi no dia 11/09. Os temas e mais informações serão divulgados em breve no website do BPC.

 

Colóquio "Cooperação triangular do Brasil para o Desenvolvimento: o caso do centro de Excelência, com Daniel Baladan

O evento ocorrerá na bliblioteca do BPC no dia 04 de setembro, localizada na casa Afonso Arinos, na Rua Dona Mariana, 63 - Botafogo, Rio de Janeiro, às 16:00 hs. Gentileza confirmar presença no e-mail atendimento@bricspolicycen
ter.org

2nd International Summer Academy on Peacebuilding & Intercultural Dialogue - IPD.

Entre os dias 17 e 27 de agosto, o Institute for Peace and Dialogue vai promover o evento que tem como objetivo principal apoiar a educação acadêmica e fortalecer as habilidades de peacebuilding e do diálogo intercultural da sociedade internacional. O encontro será realizado em Baar, Suíça.

The BRICS in the spotlight: An interdisciplinary approach.

 

A conferência tem como objetivo encorajar o debate sistemático e interdisciplinar sobre a atual importância dos BRICS, considerando a agenda socio-política, econômica e geopolítica dos debates contemporâneos. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Universidade de Parma, Itália.

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.