Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

Volume 4, nº 32 - Abril / Maio 2014

 

 
   O website do BPC está de cara nova !
 


É com grande satisfação que o BRICS Policy Center anuncia o lançamento de seu novo website. Além de reformular o design, agora em uma versão mais “clean”, a página conta novas ferramentas de pesquisa, que facilitam a busca de publicações e conteúdo, além de tornar a navegação dos usuários ainda mais dinâmica.

A primeira mudança se encontra na estrutura da página, agora orientada horizontalmente, com um menu fixo sempre visível, que permite ao usuário ir de uma seção à outra com apenas alguns cliques, de modo mais rápido e fácil.

A segunda mudança situa-se na reformulação dos caminhos de acesso às publicações. Nessa nova versão, você acessa o conteúdo de seu interesse em poucos cliques. Além da busca por tópicos de pesquisa e por tipos de publicação, inserimos a busca por filtros e tags, que permite, por exemplo, selecionar um país e/ou tema específico. Ademais, o mecanismo de pesquisa do novo website opera de forma interconectada, capaz de fornecer sugestões de publicações com conteúdos relacionados, ampliando sua acessibilidade.  

Esperamos que, a partir dessas mudanças, o novo website do BRICS Policy Center torne-se uma ferramenta ainda mais útil e facilite sua navegação pelo conteúdo e produção do Centro. Desde já agradecemos sua visita e pedimos que entre em contato conosco, através do e-mail bpc@bricspolicycenter.org, e nos envie comentários e/ou sugestões sobre nosso nova página.

Atenciosamente,

Equipe BPC.

 Publicações Acadêmicas

Acesse as novas publicações referentes aos meses de abril e maio:
 
Country Desks
 
1) This Week in BRICS – atualizado semanalmente. Leia mais

2) BRICS Monitor - Sochi 2014: Expectativas e Desdobramentos do megaevento olímpico para a Rússia.

Em face de grandes questionamentos perante o Sistema Internacional, a Rússia intentava com as Olímpiadas de Inverno em Sochi projetar-se como um país aberto e democrático, a fim de retomar sua influência como global player. Este monitor tem por objetivo relatar as etapas de Sochi 2014, desde seus controversos preparativos até seus desdobramentos benéficos – pelo menos no âmbito esportivo –, e identificar o legado deixado pelos jogos não apenas para o balneário, mas para toda a Rússia. Leia mais

3) Os BRICS e seus Desafios no Combate às Desigualdades
 
Produzido em parceria pelo BRICS Policy Center e pela Oxfam, esse documento traz quatro análises sobre questões fundamentais para a compreensão do mundo do BRICS e das possibilidades de transformações trazidas à tona pela atuação conjunta desses cinco países. Pretendemos, dessa forma, fortalecer o debate entre organizações da sociedade civil dos países BRICS em temas chaves para o combate a desigualdade e desenvolvimento sustentável e, assim, encontrar caminhos para que o BRICS seja, de fato, um vetor para um mundo menos desigual e mais democrático. Leia mais
 
4) South-South Cooperation - BPC Paper - 
Brazilian Health and Agricultural Cooperation in Mozambique: An Overview

A publicação apresenta uma visão panorâmica da cooperação brasileira em agricultura e saúde pública em Moçambique, avançando hipóteses explicativas e desafios à sustentabilidade dos projetos de cooperação internacional do Brasil no país.. Leia mais
 
 
 Fellowship BPC

Entre os meses de fevereiro e junho de 2014 o BPC recebeu a pesquisadora da SAIIA, Srta. Matshaba Mothiane (África do Sul) que, além da produção de publicações em conjunto com os pesquisadores do centro, trabalhou junto à equipe do BPC na organização do evento “The Evolving Agenda of the BRICS: Perspectives from Brazil and South Africa”

Veja aqui a entrevista com a Fellow sul-africana sobre sua experiência no BPC e no Brasil. 

Acesse também as publicações produziadas pela Fellow.

Artigo: “2014: Year of Elections in Emerging Economies…Focus on Brazil and South Africa” 

Artigo: "The 2014 FIFA World Cup in Brazil: What Hosting Mega-Events mean for emerging meddle powers"

 Projeto South-South Cooperation

Conforme o projeto Brasil-SSC inicia sua segunda etapa, temos o prazer de compartilhar muitos desenvolvimentos dos últimos meses. Aproveitando a oportunidade criada pela cúpula think-tank do BRICS no Rio de Janeiro, o Brasil-SSC apoiou a organização de dois eventos com o DfID e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IDS), um think-tank sediado no Reino Unido. Sediados no BPC durante 17 a 19 de março, os eventos reuniram os principais stakeholders para debates animados sobre BRICS e o futuro da cooperação para o desenvolvimento, ressaltando os desafios e potenciais ligados ao engajamento do setor privado Sul-Sul nas iniciativas internacionais de desenvolvimento. O projeto Brasil-SSC também apoiou a organização do evento "Emerging Economies and the UN Development System", co-organizado pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o Instituto Ralph Bunche da City University of New York (CUNY). O evento permitiu discussões relevantes entre pensamento e políticas líderes sobre as implicações para a reforma do sistema das Nações Unidas e o papel das economias emergentes. Leia mais

 

 IRI/Puc-Rio e BPC organizam eventos em conjunto

Realizado nos dias 28 e 29 de abril, o evento é uma realização da colaboração entre o IRI, BRICS Policy Center e o Future UN Development System do Instituto Ralph Bunche de Estudos Internacionais (do Programa de Pós-Graduação da City University of New York).

Clique aqui para acessar o relatório do evento

Além do seminário internacional, IRI e BPC organizaram, em conjunto com a Globo Universidade e GloboNews, o evento "Um novo olhar para um novo Mundo - BRICS em construção" 
Leia mais

 

    Participação do BPC em Seminários e Workshops
 


Seminário “‘Human Rights, Emerging Powers and International Governance: Civil Society Actors and Transnational Advocacy in the 21st Century” – organizado pela SAIIA, Ford Foundation e NOREF – 12 e 13 de maio de 2014

Participação da Professora Monica Herz no seminário que contou com a presença de diversos atores locais, ONG’s e acadêmicos, teve como objetivo discutir o tema “Direitos Humanos, Potências Emergentes e Governança internacional”. Leia mais

Evento “Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região” – 05 e 06 de maio de 2014

O pesquisador e coordenador do BRICS-Urbe, Sérgio Veloso, participou do Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região – FICON, que discutiu os desafios e oportunidades para o desenvolvimento, em especial no que diz respeito à mobilidade urbana. Sérgio Veloso apresentou um estudo de caso sobre a revitalização da região portuária no Rio de Janeiro.

Participação do Prof. Paulo Esteves na oficina, realizada pela OXFAM: Cooperação para o Desenvolvimento Internacional - O caso da Cooperação Brasileira em Crises Humanitárias – 22 de maio de 2014

O evento contou com participantes de diversas agências e atores que estudam o tema de cooperação e tratou de resultados de estudos da Oxfam sobre Cooperação Brasileira em Crises Humanitárias, além de discutir a possibilidade de desenvolvimento de uma política para a cooperação humanitária brasileira.

Participação do Pesquisador Sergio Veloso no Seminário “Pela equidade e justiça socioambiental nos BRICS” – 28 de abril de 2014

Com o apoio da Oxfam, foi realizada entre os dias 28 e 30 de abril, a conferência "Por Equidade e Justiça Sócioambiental nos BRICS", organizado pela REBRIP e ABONG. O evento contou com a participação de acadêmicos e representantes da sociedade civil dos cinco países. Ao lado dos senhores Antonio Lisboa, da Central Única dos Trabalhadores, e Patrick Bond, do Centre for Civil Society, da Universidade KwaZulu-Natal, Sérgio Veloso participou do Painel "Os BRICS e seu papel na geopolítica internacional".

Programa de Estudos Indianos da Uerj, incluindo Evento “International Research Initiative on Brazil and Africa”, organizado pelo DFID – 07 de maio de 2014

Paulo Esteves participou do evento, onde foram apresentados os resultados do programa de pesquisa IRIBA, sobre Brasil e Africa.

Seminário “Cooperação Brasil-Índia: Dinâmicas e Perspectivas”, realizado em parceria com a Embaixada da Índia, UERJ, FGV-Rio e com apoio do BPC e PUC-Rio – 09 de abril de 2014

O evento teve por objetivo promover um debate acadêmico sobre as varias áreas de aprofundamento da cooperação entre Brasil e Índia como educação, saúde comércio e investimentos. Contou com a participação das pesquisadoras do BPC Dra. Leane Naidin e Dra. Adriana Abdenur.

Reunião Dr. Paulo com Sra. Alice Amorim (GiP - Gestão de Interesse Público consultoria) – 20 de maio de 2014

A reunião tratou do tema sobre agenda da cooperação internacional brasileira.

  

 Visitas de Delegações
 
 
Reunião com Consulado Americano, Sr. Fred Boll – 10 de abril de 2014

No dia 10 de abril, o pesquisador do BPC Paulo Wrobel recebeu a visita no BPC do Consul, Chefe da Seção Politica e Econômica do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Sr. Alfred M. Boll.

 Visita do grupo de professores e alunos da Texas Tech University – 19 de maio de 2014
 
Recepção do grupo de aproximadamente 45 pessoas, que visitaram o Centro e participaram de uma conversa sobre o grupo BRICS. Os alunos e professores estrangeiros foram recepcionados pelo Prof. Sergio Veloso e pela Coordenadora Lia Lopes.

 BPC recebe visitantes da Albuquerque International Association

O BRICS Policy Center recebeu, no dia 13 de maio, vistantes da Albuquerque International Association que desejavam conhecer mais sobre o agrupamento dos BRICS e também sobre a cultura urbana brasileira. 
Leia mais

 
 
 
 BPC na mídia
 
 
 
 
 Links Sugeridos:
 
• A Oxfam é uma organização em atividade há mais de 70 anos, formada por um grupo de ONGs independentes, com objetivo de gerar maior impacto no cenário internacional para a redução da pobreza e da injustiça global.

Para acessar, clique no link: http://www.oxfam.org.uk/

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

 

Cúpula dos BRICS 2014 - Fortaleza

A reunião anual com a participação dos chefes de Estado dos países BRICS em 2014 será sediada no Brasil, Fortaleza, Ceará.  

 

SASE - Mini-Conference: The Social Dimension of State Captalism in the BRICS

A Society for the Advancemet of Socio-Economics vai realizar, entre os dias 10 e 12 de julho, uma conferência com o objetivo de analisar arranjos intitucionais e seu papel nas políticas de desenvolvimento como a modernização industrial e proteção social no BRICS e outros emergentes.

2nd International Summer Academy on Peacebuilding & Intercultural Dialogue - IPD.

Entre os dias 17 e 27 de agosto, o Institute for Peace and Dialogue vai promover o evento que tem como objetivo principal apoiar a educação acadêmica e fortalecer as habilidades de peacebuilding e do diálogo intercultural da sociedade internacional. O encontro será realizado em Baar, Suíça.

The BRICS in the spotlight: An interdisciplinary approach.

 

A conferência tem como objetivo encorajar o debate sistemático e interdisciplinar sobre a atual importância dos BRICS, considerando a agenda socio-política, econômica e geopolítica dos debates contemporâneos. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Universidade de Parma, Itália.

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.