Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

Volume 4, nº 31 - Março / Abril 2014

 

 
   BRICS Policy Center em eventos paralelos ao 6º Fórum  Acadêmico dos BRICS
 


Por ocasião do
6° Fórum Acadêmico dos BRICS, ocorrido no mês de março no Rio de Janeiro, o BRICS Policy Center promoveu e sediou uma série de eventos paralelos com o objetivo de fomentar os debates sobre os principais temas a serem abordados na Cúpula dos BRICS este ano, em Fortaleza. Em parceria com o IPEA, IDS e com o apoio do DIFID e ABC, foi realizado o evento “Beyond North and South: The Brics and the furutre of development cooperation”, que buscou analisar duas tendências atuais para a cooperação internacional para o desenvolvimento. A primeira, ligada ao surgimento de novos países doadores, como China e Brasil, que se tornaram importantes provedores da assistência internacional, sobretudo ao continente africano e, a segunda, ligada ao impacto da crise financeira global às políticas de cooperação para o desenvolvimento e sobre as prioridades dos países membros da OCDE. Ainda em parceria com IDS e apoio do DIFID, o BPC sediou o workshop “RPID Research Meeting: Synthesising the ´State of the Debate` country studies” para discutir a situação de potências emergentes incluindo alguns países dos BRICS. Dando continuidade à discussão sobre cooperação e desenvolvimento, foi organizado o seminário “Future Internacional Cooperation Policy Network Dialogue” abordou temas como política de cooperação e desenvolvimento e a relação entre os tradicionais e novos doadores, promovido em parceria com o IDS, no âmbito do projeto RPID (Rising Powers in International Development), e DFID.

Em parceria com a SAIIA, o BPC realizou o workshop “The envolving agenda of the BRICS: perspectives from Brazil and South Africa” sobre questões as dinâmicas intra-BRICS e inter-BRICS relevantes à consolidação do agrupamento.  Ademais, o tema “Economia Verde” foi abordado no workshop “Economic Incentives for Renewables: How Gorvernament Policies and Practicies are supporting transformation to the Green Economy in the BRICS”, também realizado em parceria com a SAIIA.

As discussões sobre Segurança foram promovidas no workshop organizado pela Unidade de Mediação do Sul Global (GSUM) do BPC em parceria com o PRIO e NOREF “Re-examining intervention: Rising powers approaches to conflict resolution”, que buscou discutir as novas relações entre potencias emergentes e tradicionais no que diz respeito ao futuro da resolução de conflitos internacionais, trazendo especialistas de diferentes partes do mundo para o debate aberto sobre o tema. Ainda no tema de segurança, foi realizado no âmbito da iniciativa BRICS-Urbe o seminário “Segurança Pública no Rio de Janeiro”, organizado em parceria com o Instituto Igarapé. Neste último, ressaltamos a discussão crítica e apresentação de perspectivas diversas referente às questões de segurança pública no Rio de Janeiro. 

 GSUM anuncia as três primeiras fellows selecionadas e as  principais informações sobre a Escola de Inverno - Confira o  Edital e o Application para a Inscrição!

É com enorme prazer que o GSUM compartilha informações mais detalhadas sobre as 03 (três) candidatas selecionadas para o Programa de Fellows: Borislava Manojlović, Catherine Ali e Cecilia Milesi. As candidatas de excelência e alta qualificação, além de produzir Policy Briefs e/ou artigos acadêmicos, irão também aderir e participar da Escola de Inverno GSUM 2014, lecionando 02 (dois) cursos, de 15hrs cada um, sobre temas relacionados à resolução de conflitos e mediação internacional.
Leia mais sobre as fellows selecionadas

ESCOLA DE INVERNO

Organizada pela Unidade de Mediação do Sul Global (GSUM), a Escola de Inverno é um programa acadêmico e de treinamento intensivo sobre mediação internacional com duração de duas semanas, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A Escola oferece, no máximo, 24 vagas por semana para estudantes que buscam ter uma experiência intensiva e substantiva de aprendizado e treinamento na teoria e na prática da mediação internacional, com foco particular em questões relativas ao Sul Global. Clique aqui para acessar o Edital e o Application form para a inscrição na Escola de Inverno.

 

 Publicações Acadêmicas

This Week In BRICS

Acesse as novas publicações do Country Desks com a compilação semanal das principais notícias dos países BRICS. 

 Clique aqui para acessar

    Eventos e reuniões
 


- Participação do pesquisador Sergio Veloso na conferência 'Spatial Transformation Conference: Johannesburg as laboratory', organizada pela Prefeitura de Joanesburgo e pela South African Cities Network, na África do Sul. 
Leia mais

- Visita e reunião entre Prof. Wrobel e o Sr. Song Yang, Consul-Geral da República Popular da China.

Na primeira visita do Consul ao BPC, a reunião buscou organizar o estabelecimento de um programa entre o BPC e o consulado chinês para a parceria na realização de palestras e seminários em temas relevantes aos BRICS.

- Participação da pesquisadora Leane Naidin no evento “BRICS and their Neighbors – Inclusive Regional Economic Relations”, organizado pelo IPEA.

A Profa. Leane Naidin participou seminário e fez uma apresentação seguida de debates sobre a política industrial recente do Brasil e considerações sobre as possibilidades de cooperação com os demais países BRICS. O evento foi realizado no contexto do Economic Policy Fórum.

- Professor Paulo Esteves participa em workshop e reuniões na França e Irlanda do Norte.

Em fevereiro, o Diretor do BPC participou do evento “Aspects of Conflict Transformation”, na Queen’s University, organizado pela Queen’s College, em Belfast, Irlanda do Norte. Na França, palestrou sobre Cooperação e Desenvolvimento em um workshop organizado pela OCDE, e reuniu-se com os professores Didier Bigot e Catarina L. da Sciences Po Paris sobre uma possível parceria entre as instituições.

Colóquio: "A psicologia política das percepções brasileiras sobre a China” com Petras Shelton-Zumpano

O colóquio foi apresentado por Petras Shelton-Zumpano – doutorando em Ciência Política na Universidade de Xiamen, província de Fujian, China, e consultor da UN-Habitat no Instituto Pereira Passos - faz parte da iniciativa BRICS-Urbe.  Leia mais

 

 

 Links Sugeridos:
 
• O Peace Research Institute Oslo (PRIO) conduz pesquisas acerca das novas tendências para conflitos internacionais, assim como formular e documentar novos entendimentos e respostas para conflitos armados.

Para acessar, clique no link: http://www.prio.no

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

 

Cúpula dos BRICS 2014 - Fortaleza

A reunião anual com a participação dos chefes de Estado dos países BRICS em 2014 será sediada no Brasil, Fortaleza, Ceará.  

Asan Plenum 2014 - "Future of History" 

Nos dias 22 e 23 de abril será realizado o Asan Plenum 2014. O evento realizado na Coréia terá como tema central o debate sobre as mudanças do cenário político global atual, além da discussão sobre o momento dos BRICS na seção "Broken BRICS?". 

Seminário "Emerging Economies and the UN Development System"History"

Nos dias 28 e 29 de abril será realizado o seminário "Emerging Economies and the United Nations Development System”, no auditório B8 da PUC-Rio. Contará com 04 (quatro) painéis sobre os temas: mudanças no Sistema de Desenvolvimento da ONU nas últimas cinco décadas; cooperação para o desenvolvimento internacional; o papel das potências emergentes no âmbito das Nações Unidas e da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE); e a possível transformação dos mecanismos de cooperação internacional e do Sistema das Nações Unidas como um todo.

SASE - Mini-Conference: The Social Dimension of State Captalism in the BRICS

A Society for the Advancemet of Socio-Economics vai realizar, entre os dias 10 e 12 de julho, uma conferência com o objetivo de analisar arranjos intitucionais e seu papel nas políticas de desenvolvimento como a modernização industrial e proteção social no BRICS e outros emergentes.

2nd International Summer Academy on Peacebuilding & Intercultural Dialogue - IPD.

Entre os dias 17 e 27 de agosto, o Institute for Peace and Dialogue vai promover o evento que tem como objetivo principal apoiar a educação acadêmica e fortalecer as habilidades de peacebuilding e do diálogo intercultural da sociedade internacional. O encontro será realizado em Baar, Suíça.

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.