Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

Volume 4, nº 30 - Janeiro / Fevereiro 2014

 

 
   BRICS Policy Center no 2013 Global Go To Think Tank
 


O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS / BRICS Policy Center, resultado de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido, pelo terceiro ano consecutivo, como um dos melhores Think Tanks do mundo. A classificação consta no relatório “The Global Go To Think Tanks”, de 2014 – uma iniciativa da Universidade da Pensilvânia (EUA) – que apresenta rankings dos think tanks mais relevantes, de todas as regiões do globo, a partir de consultas realizadas com especialistas nas diversas áreas.

No último relatório, publicado em janeiro de 2014, o BPC aparece em 8 (oito) rankings, tendo alcançado a 1ª posição na categoria “Think Tank to Watch”; a 4ª posição como “Best New Idea or Paradigm Developed by a Think Tank”; e a 6ª colocação como “Best Transdisciplinary Research Programa at a Think Tank”. O BPC foi novamente considerado como um dos melhores Think Tanks filiados a Universidades (“Best University Affiliated Think Tanks”), subindo da 20ª posição, em 2013, para o 9º lugar no ranking atual.

Para acessar o documento com a lista completa de Think Tanks e outras informações, clique aqui.

 

 Retrospectiva 2013
 

O BRICS Policy Center (BPC), fruto da parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro, celebra seu terceiro ano de atividades como think tank pioneiro no estudo dos países emergentes.


O relatório de fim de ano resume alguns dos principais resultados de 2013 e aponta rumos para 2014.

Para acessar, clique aqui.

 Novo projeto IRI / BPC: Brazilian South-South Cooperation
 

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o BRICS Policy Center têm o prazer em anunciar o projeto “Brazilian South-South Cooperation and The BRICS: Changing Strategies in Africa” (Brazilian-SSC) que conta com apoio do Department for International Developement (DFID) do Reino Unido. Para saber mais sobre o projeto e iniciativas, clique aqui ou curta a página no Facebook.

 

 Publicações Acadêmicas

 

BRICS Monitor - Os BRICS e o encontro anual do FMI: perspectivas e conclusões para 2013
Autor - Country Desks

O objetivo deste BRICS Monitor é trazer um breve panorama sobre o recente encontro anual do FMI, salientar os pontos em comum das demandas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que se congregam em uma agenda comum dos BRICS para o FMI –, e apresentar os desdobramentos do evento tendo em vista o contexto do agrupamento BRICS. Leia Mais

BRICS Monitor - Desdobramentos do IX Encontro Ministerial da OMC e as Agendas dos Países BRICS para Bali
Autor: Country Desks.

Este BRICS Monitor tem como objetivo discorrer sobre a agenda geral da OMC para Bali, com especial atenção às agendas individuais dos países BRICS. Da mesma forma, serão discutidos alguns dos desdobramentos do chamado Pacote de Bali Leia Mais

BRICS Monitor - Brasil, África do Sul e o míssil A-Darter: uma experiência Sul-Sul de transferência de tecnologia?
Autor: 
SISTEMAS DE INOVAÇÃO E GOVERNANÇA DO DESENVOLVIMENTO

Este BRICS Monitor tem como objetivo fornecer uma avaliação inicial do programa de cooperação militar entre Brasil e África do Sul em torno do desenvolvimento do míssil ar-ar de quinta geração, A-Darter, à luz dos parâmetros de eficácia de transferência de tecnologia, desenvolvidos nesse trabalho prévio. Leia Mais

 

    BPC na conferência “The Rise of the Global South: Towards an  Agenda for a New Century”
 


Em 17 de janeiro de 2014, o prof. Paulo Esteves, supervisor geral do BRICS Policy Center, participou da Primeira Conferência Anual CAF-LSE (Development Bank of Latin America - The London School of Economics and Political Science): “The Rise of the Global South: Towards an Agenda for a New Century”, realizada na LSE, em Londres. O evento se propôs a entender a ascensão do Sul Global para o âmbito da política mundial, focando nos principais atores internacionais das regiões e nas suas perspectivas a respeito das questões globais.

Para baixar o programa completo e assistir aos vídeos da conferência, clique aqui

 
 
 Eventos de Janeiro


 
Reunião entre representantes do BPC, IPP e UN Habitat

Reunião com a participação do Sr. Sergio Veloso (BPC), com Sr. Bruno Neele (Prefeitura Rio de Janeiro), Sra. Daniela Tavares, Sr. Luis Valverde (IPP), Sr. PetrasSheldon e Sra. Natalye (UN Habitat) para discussão do plano de trabalho entre as instituições.


Evento Igarapé e Safeworld “Brazil and the Post-2015 Development Agenda: Bringing Peace Back In"

Prof. Wrobel participou do evento, que ocorreu no BPC. Este foi o primeiro de dois encontros organizados pelo Igarape e a Saferworld. O segundo encontro, dando countinuidade ao primeiro, teve lugar em Brasilia no dia 24 de janeiro de 2014, com o mesmo intuito de discutir a agenda de desenvolvimento internacional pós- metas de desenvolvimento do milênio (2000-2015).  No encontro do Rio, além de representante do BPC, Igarape, Saferworld, contou-se, ainda, com representantes do International Dialogue on Peacebuilding and Statebuilding (IDPS), Ministério das Relações Exteriores, Anistia Internacional, CEBRI, CIC/NYU e Articulação Sul. O General Carlos Alberto dos Santos Cruz, Comandante da Forca MONUSCO deu depoimento sobre o tema em vídeo diretamente da Republica Democrática do Congo.

Em Brasília, dando prosseguimento aos temas abordados no encontro do Rio, estiveram presentes representantes de outros Departamentos do MRE, Ministério da Defesas, PNUD e dois representantes do corpo diplomático (Suíça e Noruega).  

Participação Prof. Paulo Wrobel na recepção de boas vindas do novo Cônsul-Geral da China no Rio de Janeiro, Exmo. Sr. Song Yang

Participaram do evento alguns representantes da comunidade chinesa no Rio, corpo diplomático, imprensa, empresários, acadêmicos e autoridades diversas. 

Participação do Prof. Paulo Esteves no ‘Partners meeting agenda” – organizado pelo DFID

Nos dias 27 e 28 de janeiro de 2014 aconteceu, em Brasília, o evento Partners Meeting organizado pelo DfID. No primeiro dia houveram exposições tanto por parte do DfID, quando dos seus parceiros no Brasil. No segundo dia de evento o BRICS Policy Center apresentou o projeto SSC aos convidados, entre eles embaixadores de países africanos no Brasil, e responsáveis por cooperação internacional da Alemanha, Japão, Países Baixos e União Europeia.

 

 Links Sugeridos:
 

• O Institute of Development Studies (IDS) é um instituição de pesquisa multidisciplinar voltada para estudos de desenvolvimento que fortaleçam o crescimento econômico e a justiça social.

Para acessar, clique no link: http://www.ids.ac.uk/

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

        Eventos futuros
 
 

Colóquio "A psicologia política das percepções brasileiras sobre a China?"

O BPC recebe, no dia 20 de fevereiro o colóquio apresentado por Petras Shelton-Zumpano, consultor do ONU-Habitat no Intituto Pereira Passos

Maritime transnational organised crime to West Africa: Threats and solutions

Será realizado no dia 15 de fevereiro, pelo International Institute for Strategic Studies (IISS), o workshop que abordará as questões do crime organizado no Oeste da África e Cooperação Internacional. O BPC irá dar sua contribuição com o tema "Segurança no Atlãntico Sul".

Cúpula dos BRICS 2014 - Fortaleza

A reunião anual com a participação dos chefes de Estado dos países BRICS em 2014 será sediada no Brasil, Fortaleza, Ceará.  

Asan Plenum 2014 - "Future of History" 

Nos dias 22 e 23 de abril será realizado o Asan Plenum 2014. O evento realizado na Coréia terá como tema central o debate sobre as mudanças do cenário político global atual, além da discussão sobre o momento dos BRICS na seção "Broken BRICS?". 

SASE - Mini-Conference: The Social Dimension of State Captalism in the BRICS

A Society for the Advancemet of Socio-Economics vai realizar, entre os dias 10 e 12 de julho, uma conferência com o objetivo de analisar arranjos intitucionais e seu papel nas políticas de desenvolvimento como a modernização industrial e proteção social no BRICS e outros emergentes.

2nd International Summer Academy on Peacebuilding & Intercultural Dialogue - IPD.

Entre os dias 17 e 27 de agosto, o Institute for Peace and Dialogue vai promover o evento que tem como objetivo principal apoiar a educação acadêmica e fortalecer as habilidades de peacebuilding e do diálogo intercultural da sociedade internacional. O encontro será realizado em Baar, Suíça.

 
 

 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.