Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

Volume 3, nº 29 - Novembro/Dezembro 2013

 

 
   Nova Newsletter Bimensal
 



A partir desta edição, a Newsletter do BRICS Policy Center será lançada a cada dois meses. 
Ela foi idealizada para que você encontre novas publicações do Centro, notícias com conteúdo dos BRICS e informações sobre eventos realizados e eventos futuros do BPC.

 Lançamento do projeto:
 Global South Unit for Mediation

A Global South Unit for Mediation (GSUM) é resultado de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), do BRICS Policy Center e da Embaixada Real da Noruega no Brasil. A criação da GSUM responde a recomendações recentes das Nações Unidas a respeito da necessidade dos Estados-membros fortalecerem suas capacidades de mediação internacional. Mais do que isso, o estabelecimento da GSUM resulta do reconhecimento do baixo envolvimento do Sul Global no estudo e na prática da mediação internacional. Nesse aspecto, a GSUM se apresenta como espaço para o debate acerca das formas de pensar e fazer a mediação internacional, com enfoque nos atores e processos do/no Sul Global.

O evento de lançamento da “Unidade do Sul Global para Mediação” (GSUM) ocorreu no BRICS Policy Center no dia 5 de novembro e contou com a presença de representantes da Embaixada Real da Noruega no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministro Laudemar Aguiar e do Reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Leia mais sobre o lançamento da GSUM

PROGRAMA DE FELLOWS - GSUM

A Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), localizada no Rio de Janeiro, Brasil, está aceitando três (3) aplicações destinadas ao seu Programa de Fellows (Pesquisadores Visitantes) para pesquisar, lecionar e debater tópicos relacionados à Resolução de Conflitos e Mediação. Os pesquisadores se acomodarão no Rio de Janeiro durante o período do programa, e serão providos com um estipêndio e um espaço de trabalho do BRICS Policy Center.
Clique para baixar o Programa de Fellows da GSUM

 

 Publicações Acadêmicas


Fact Sheets
Autor: Country Desks

Os Fact Sheets, nova publicação do Country Desks no mês de novembro, apresentam uma compilação de informações e dados gerais relevantes sobre cada um dos países BRICS e sobre o agrupamento em si - incluindo um breve histórico da formação do BRICS e das cúpulas oficiais já realizadas. Contendo informações sobre a participação em fóruns e organizações internacionais, bem como indicadores econômicos, demográficos e comerciais. Os Fact Sheets trazem um panorama objetivo e atual de Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e do agrupamento BRICS. Leia Mais


This Week In BRICS 
Autor: Country Desks

O "This week in BRICS" é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados. Clique nos links abaixo para acessar os documentos em formato PDF.
Clique aqui para acessar as publicações mais recentes


Policy Brief - Cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento dos BRICS: o caso do programa CBERS 
Autores: 
Luis Fernandes, Ana Garcia, Paula Cruz e Clara Willemsens 

Este Policy Brief visa oferecer insumos para a ampliação e consolidação da cooperação em C,T&I entre os países BRICS, como possibilidade de superação das restrições impostas pelos países desenvolvidos na transferência de tecnologias avançadas aos países em desenvolvimento. Leia Mais


Working Paper - China's Growing Influence in the South Atlantic
Autores: Adriana Erthal Abdenur (IRI/PUC-Rio / BRICS Policy Center) 
Danilo Marcondes de Souza Neto (University of Cambrige)

Depois de quase meio século como “strategic backwater”, o Atlântico Sul vem ganhando importância devido a interesses novos ou revisões estratégicas, para atores de dentro e fora de região. Atores centrais do Atlântico Sul, tanto na costa africana quanto na América Latina, estão repensando a relevância do espaço marítimo, com as novas descobertas de recursos naturais (incluindo petróleo e gás), e também como novos polos de crescimento econômico, fazendo se desenvolver as relações em torno do atlântico sul. (Disponível em Inglês)
Leia Mais
 

Working Paper - Urbanization Challenges in Contemporary Russia
Autora: Anastasia Chebakova
Iniciativa BRICS-Urbe

A tendência contemporânea dos países BRICS - Brasil, Rússia, China, África do Sul e, um pouco menos, a Índia- de se redefinir de nações rurais à urbanas, pode ser observada como parte de uma transformação e crescimento geral dos BRICS, “potências emergentes”. Nos últimos cem anos, a distribuição populacional na Rússia foi marcada pro crescente urbanização. Este processo foi acompanhado pela concentração da produção industrial e de energia gerando um sistema administrativo territorial das cidades (tanto grandes como pequenas) com suas próprias economias, meio ambiente e necessidades sociais. (Disponível em Inglês)
Leia Mais
 
 
 Participação do BRICS Policy Center em Conferências e Reuniões  Internacionais


Conferência "BRICS e África - Uma parceria para o Desenvolvimento Sustentável?"

Noa diaa 12 e 13 de novembro, o South African Institute of International Affairs (SAIIA) e o BRICS Policy Center realizaram a conferência "BRICS e África - Uma Parceria para o Desenvolvimento Sustentável?", em Joanesburgo, África do Sul. O evento discutiu o aprofundamento das relações entre os países africanos e os BRICS, proporcionando aos participantes análises acerca das oportunidades e desafios colocados por esta transformação global para a África no século 21. Leia Mais

Clique aqui para acessar as apresentações e entrevistas realizadas pelos especialistas durante o evento

Complementarity of BRICS National Economies and Mutual Cooperation National Research Committee on BRICS

O professor Paulo Esteves, Supervisor Geral do BRICS Policy Center, no dia 08 de Outubro de 2013, participou da Conferência Internacional “Complementarity of BRICS National Economies and Mutual Cooperation National Research Committee on BRICS” realizada em Moscou, Rússia.  O Workshop teve como objetivo principal a promoção e discussão aberta sobre as melhores formas de reforçar as relações econômicas e financeiras e o comércio mútuo entre os países do BRICS. O diálogo também buscou procurar possíveis meios de envolver outros atores internacionais relevantes ao diálogo construtivo sobre essas questões. A conferência contou com a participação de líderes e especialistas russos, assim como dos demais países BRICS.

The Atlantic Dialogues - The German Marshall Fund

A professora Monica Herz participou da conferência The Atlantic Dialogues, no Marrocos, que contou com a presença de mais de 400 convidados e palestrantes. O evento contribuiu para o debate sobre cooperação entre os países atlânticos – incluindo a África, a América Latina, a América do Norte e a Europa – em diversas áreas como segurança, combate a epidemias, desenvolvimento tecnológico, combate às drogas e compreensão intercultural.

WUSC & CECI International Forum 2013 – Great Development Debates

Entre os dias 1 e 3 de novembro de 2013, o professor Paulo Wrobel participou do WUSC & CECI International Forum: Great Development Debates, em Ottawa, Canadá. O evento tratou sobre as mudanças no cenário da pobreza global e quais são as implicações para as prioridades de assistência internacional. O professor Paulo Wrobel, por sua vez, apresentou um caso de estudo do Brasil em relação à área de energia e desenvolvimento.

Reunião com o CEEI (Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais)

Em 19 de novembro de 2013, o BRICS Policy Center reuniu-se com o CEEI (Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) em Maputo, Moçambique. A intenção da reunião era viabilizar uma proposta de acordo e cooperação entre as instituições. Além disso, discutiram a possibilidade de realização de um workshop em conjunto para a pesquisa do DFID (Department for International Development).

Leia Mais sobre as participações do BPC em conferências internacionais

   
 
 
 Eventos de Outubro e Novembro



 Colóquio com Lídia Cabral (IDS - Institute of Development Studies) 

No dia 27 de Novembro de 2013 foi realizado o colóquio “A face interna da política externa: uma análise discursiva sobre a cooperação Brasil-África no setor da agricultura”, com a Sra. Lídia Cabral (IDS, pesquisadora associada do Overseas Development Institute) no BPC. A pesquisa realizada pela Sra. Lídia Cabral trata da cooperação sul-sulrealizada pelo Brasil em Moçambique naárea de agricultura e se enfoca nos atores e dinâmicas domésticas como determinantes da politica de cooperação brasileira e aborda também os discursos de cooperação implementados. 
Leia mais

 
Professor Paulo Wrobel recebe delegação do China Institutes of Contemporary International Relations (CICIR)  

No dia 8 de novembro de 2013, o professor Paulo Wrobel reuniu-se com quatro membros do China Institutes of Contemporary International Relations (CICIR) no BRICS Policy Center com objetivo de compreender a avaliação da posição brasileira diante dos BRICS e também a visão do Brasil a respeito das relações bilaterais Brasil – China. Leia mais

Participação do Prof. Paulo Wrobel em almoço com Delegação Chinesa

No dia 15 de novembro, o professor Paulo Wrobel participou de um almoço na residência da Consulesa-Geral da China no Rio de Janeiro, Chen Xiaoling. O almoço era em homenagem ao Vice Ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista da China, Ai Ping. Além de vários assessores deste último, estavam presentes também o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Negri, e seu assessor especial, Ary Quintela. Dentre os diversos assuntos debatidos, discutiu-se sobre possíveis modos de diálogo e cooperação em relação a projetos de infraestrutura, melhores práticas no âmbito urbano e potenciais formas de cooperação bilateral entre Brasil e China.

"Perspectivas sobre o Oriente Médio" - MRE

As profas. Monica Herz e Adriana Erthal Abdenur participaram do seminário "Perspectivas sobre o Oriente Médio", organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Norwegian Peacebuilding Resources Center, com o apoio do Instituto Igarapé. O evento, realizado no Instituto Rio Branco em Brasília, reuniu acadêmicos, diplomatas e especialistas do Brasil e da Noruega para debater as principais questões de segurança e possibilidades de paz e mediação no Oriente Médio, incluindo o processo de paz entre Israel e Palestina e o conflito na Síria.  

Participação do BPC no evento  "Projetos políticos de desenvolvimento rural e o papel do Brasil no contexto internacional: que desenvolvimento é esse?", na CPDA/UFRJ

As Dras. Ana Garcia e Adriana Erthal Abdenur participaram da mesa-redonda "Projetos políticos de desenvolvimento rural e o papel do Brasil no contexto internacional: que desenvolvimento é esse?", realizada pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). a Dra. Ana apresentou pesquisa sobre cooperação em agricultura na mesa "Repensando o desenvolvimento: novas possibilidades ou limites estruturantes?". A Dra. Adriana apresentou paper sobre cooperação brasileira para o desenvolvimento na África na mesa "O Brasil e seu papel no contexto transnacional: que modelo de desenvolvimento rural estamos exportando?”.

Reunião com representantes do DFID (Department for International Development, Reino Unido)

A Coordenadora Geral do BPC, Adriana Erthal Abdenur, recebeu a visita de representantes do DFID, Dr. Indranil Chakrabarti e Dr. Darren Evans. O encontro serviu para estabelecer temas relevantes para a pesquisa em cooperação sul-sul sendo desenvolvida através de parceria entre as duas instituições, com ênfase na África lusófona.     

Colóquio com Dr. Najim Azahaf, Fundação Bertelsmann

O BRICS Policy Center recebeu, para Colóquio interno aos pesquisadores e alunos do Centro, o pesquisador Dr. Najim Azahaf, da Fundação Bertelsmann (Alemanha). No encontro, o Sr. Azahaf apresentou dados sobre governança e sustentabilidade nos países BRICS, sistematizados em sua publicação “Change Ahead? Sustainable Governance in the BRICS”.

Seminário “Governança Global: Percepções Cruzadas," organizado pela Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG)

A Dra. Adriana Abdenur participou do seminário "Governança Global: Percepções Cruzadas," organizado pela Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com a Universidade de Bolonha, Itália. O evento reuniu acadêmicos e diplomatas de diversos países para debater percepções mútuas e estratégias da América Latina, da África, da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos no contexto internacional. 

XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Conectas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Dia 17 de outubro, a Profa. Adriana Erthal Abdenur participou do XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Conectas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para debater o panorama dos direitos humanos no contexto internacional. 

Reunião com Sr. Sérgio Veloso e Sra. Leisa Perch - Rio + World Centre for Sustainable Development

O encontro, realizado no dia 09/10, teve o propósito de discutir a possibilidade de cooperação entre as duas instituições.

 Links Sugeridos:
 

• "The African Centre for the Constructive Resolution of Disputes" (ACCORD) é uma organização da sociedade civil com sede na África do Sul trabalhando em toda a África para trazer soluções para os desafios colocados pelos conflitos no continente.

Para acessar, clique no link: http://www.accord.org.za/

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

        Country Desks
 
 

O projeto Country Desks foi idealizado para acompanhar acontecimentos conjunturais no âmbito da economia e da política doméstica cada país membro dos BRICS.



COUNTRY DESKS

 
 


 

 
 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.