Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

 

Volume 3, nº 27 - Setembro 2013

 

 
   Novo livro do BPC “As Cidades e os BRICS”
 


O BRICS Policy Center, em parceria com o Instituto Pereira Passos, está lançando seu terceiro livro “A cidades e os BRICS: Análises comparadas e estudos de caso sobre desenvolvimento urbano nos BRICS”. A iniciativa busca contribuir para os debates acadêmicos e de Policy voltado para as grandes cidades, reunindo pesquisas recentes ao longo de dois eixos: a experiência individual de cidades dos BRICS, e a análise comparada. A abordagem interdisciplinar da coleção, que conta com especialistas na temática das cidades de diversas disciplinas – englobando o planejamento urbano, a economia, a sociologia, a ciência política e as relações internacionais - tem como objetivo captar as diferentes dimensões da experiência urbana de algumas das maiores cidades dos BRICS.

Dentre os temas abordados estão o papel da cooperação internacional na gestão urbana; parceria público-privada na atração de capital; as tendências nos fluxos de investimentos para as cidades dos BRICS, a revitalização de zonas portuárias, emergência de novos mercados urbanos, inclusive na área de segurança, entre outros. 

A organização do livro, que conta com contribuições de autures brasileiros e dos países BRICS, além de fellows do BPC, é de Sérgio Veloso, Adriana Erthal Abdenur e Paulo Esteves. 

 Publicações Acadêmicas


BRICS Monitor - Expectativas dos países BRICS para a VIII Cúpula do G20

A reunião dos chefes ou representantes de governo é o evento de maior importância dentro do quadro institucional do G20, sendo antecedida por uma série de encontros menores (reuniões dos sherpas, reuniões ministeriais, grupos de trabalho e forças tarefas) nas quais é elaborada a pauta da cúpula principal. Tendo em vista o contexto que antecede a cúpula principal em Moscou, o objetivo do presente Monitor é trazer um panorama sobre as expectativas dos países BRICS para a Cúpula do G20 que se aproxima – considerando o peso do evento no âmbito das discussões e decisões acerca do futuro da arquitetura financeira internacional e da economia global...
Clique aqui para acessar o BRICS Monitor.


BRICS Monitor - Development Agencies in BRICS and Beyond – Experiences and Next Steps

Ao longo dos últimos anos, decorrente de mudanças profundas na economia mundial, os BRICS e outras economias emergentes começaram a investir intensamente em suas capacidades como agentes do desenvolvimento. Depois de décadas da cooperação Sul-Sul, os governos estão olhando opções para aumentar e institucionalizar parcerias horizontais com outros países através das agências de desenvolvimento. Apesar dos avanços importantes em alguns países e uma alta demanda por referências de práticas, as experiências com a criação de agências de desenvolvimento em economias emergentes são amplamente inexploradas. 

Clique aqui para acessar o BRICS Monitor
(Disponível somente versão em inglês.)


This Week in BRICS

Semana: 28 de agosto a 03 de setembro

O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados.

Clique aqui para acessar as Publicações.

 
   Workshop “Das experiências Nacionais ao Banco de  Desenvolvimento dos BRICS”
 


Nos últimos dias 2 e 3 de setembro, o BRICS Policy Center recebeu, em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – IBASE, o workshop “Das Experiências Nacionais ao Banco de Desenvolvimento dos BRICS”. Com uma mesa composta por representantes do governo brasileiro,  think tanks e organizações não-governamentais nacionais e internacionais, o workshop visou, analisando a experiência e as estratégias de cada BRICS com seus próprios bancos de desenvolvimento, fomentar a troca de conhecimento e debates sobre a institucionalização do novo banco proposto pelos BRICS. O workshop faz parte de um esforço do BRICS Policy Center, em parceria com o IBASE, de consolidar um ambiente de análises e debates preparatória para a VI Cúpula dos BRICS, a ser sediada no Brasil em 2014. Leia mais

 

   Edital de Seleção Programa de Pós-Graduação 2014 – IRI /  PUC-Rio
 
 
O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao seu Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais para 2014, em nível de Doutorado e Mestrado. Os/as candidatos/as serão avaliados/as por uma banca examinadora composta por membros do corpo docente do Programa, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Instituto.

Para saber mais sobre o programa, requisitos e datas, acesse: http://www.iri.puc-rio.br/
 
   BPC recebe PhD fellow Albert Khatamatsin
 



PhD fellow Albert Khatamatsin, do Institute for African Studies, Moscou - Rússia, chegou ao centro no início do mês de agosto e permanecerá pelo período de um mês. Durante o programa, o Sr. Albert contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas em parceria com o núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, coordenado pelo Prof. Paolo de Renzio. O tema de seus estudos foca na cooperação agrícola entre os BRICS, principalmente, nos projetos de colaboração com a África do Sul. Esse estudo resultará na produção de dois textos: um Monitor, cujo tema é a cooperação para o desenvolvimento russo, e outro, no formato de Policy Brief e/ou Working Paper sobre a cooperação entre os BRICS na área da agricultura, incluindo uma parte sobre cooperação agrícola com países africanos.  Leia mais
 
 
 
 Eventos de agosto


 Reunião com representantes da Stanley Foundation
O BRICS Policy Center recebeu, no dia 19 de agosto, os representantes da Stanley Foundation.– Sr. Keith Porter (presidente), Sr. David Shorr (Coordenador) e o Sr. Rei Tang (Coordenador Adjunto). A viagem ao Brasil faz parte de uma serie de visitas a países emergentes, priorizando o G20, que, segundo eles, tem papel fundamental na discussão de novas agendas. 
Leia mais   


Reunião com a delegação de Tianjin 
No dia 20 de agosto, a Profa. Layla Dawood, Coordenadora Adjunta do BPC, recebeu membros da delegação de Tianjin: Sra. Hu Yifeng (diretora do Instituto de Economia Internacional da Prefeitura de Tianjin), Sr. Li Zhijian (diretor adjunto do instituto), Dra. Li Lijia (pesquisadora associada) e Sr. Zhang Peng (pesquisador). A visita, que tinha como objetivo o intercâmbio de informações, serviu para que as instituições reconhecessem interesses em comum, como o estudo do tema da competitividade das cidades e da inserção de empresas chinesas na América Latina.
 Leia mais   

O Diretor Geral do BRICS Policy Center, Paulo Esteves, reuniu-se com representante do Department for International Development (DFID), Sr. Indranil Chakrabarti, para assinatura do convênio de cooperação entre as duas instituições. 

• Seminário "10 Anos sem Sergio Vieira de Mello": As Profas Monica Herz e Adriana Erthal Abdenur participaram dos eventos comemorando a vida e o legado do diplomata Sergio Vieira de Mello. O evento reuniu diplomatas, acadêmicos e representantes de entidades da sociedade civil para debater o humanitarismo, a proteção aos civis. e a construção da paz. O evento contou com a presença de Sr. Jorge Chediek, UN Resident Coordinator in Brazil, Ms. Valeria Amos, UN Uneder-Secretary-General and Emergency Relief Coordinator, e do Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota.

• Reunião da Profa. Adriana Erthal Abdenur com representantes de think tanks brasileiros: Reunião organizada pelo Consulado Britânico e a Embaixada Britânica em Brasília para debater projetos de colaboração entre centros de pesquisa brasileiros e britânicos. 

• Palestra na ECEME: Dia 27 de agosto, a Profa. Adriana Erthal Abdenur fez uma palestra convidada sobre o tema "A ascenção da China e o seu impacto na segurança asiática" na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.

 

 Links Sugeridos:
 

A Universidade de Toronto também trabalha no campo de pesquisa sobre os países BRICS com o Information BRICS Centre, uma plataforma independente de análise e informação sobre as articulações do agrupamento. 

Para acessar, clique no link: http://www.brics.utoronto.ca/

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

        Country Desks
 
 

O projeto Country Desks foi idealizado para acompanhar acontecimentos conjunturais no âmbito da economia e da política doméstica cada país membro dos BRICS.



COUNTRY DESKS

 
 


 

        Eventos futuros
 
 

Conferência “Rising Powers and Contested Orders in the Multipolar System”

Será realizado no dia 19 e 20 de Setembro, na PUC-Rio, a 6ª Conferência da “Regional Powers Network” de organização conjunta entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI / PUC-Rio), BRICS Policy Center (BPC) e o German Institute of Global and Area Studies (GIGA). 

"XV Conosur Rio 2013"

O evento que promove o encontro de estudantes de Relações Internacionais, será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, com o tema "Culturas Regionais e Liberdade de Expressão". Os estudantes de diversos países da América Latina terão a oportunidade de debater e assistir palestras de diversos temas.

Encontro “The Atlantic Dialogues”, em Rabat, Marrocos.

Será realizado, entre os dias 25 e 27 de outubro, o encontro anual organizado pelo German Marshall Found em parceira com Morocco’s OCP Foundation, com o objetivo de criar um espaço de discussão aberta entre profissionais e líderes dos setores públicos e privados sobre diferentes temas: Desenvolvimento Regional, Comércio Finanças e Investimentos, Geopolítica e assuntos estratégicos no atlântico, sociedade demografia e migração entre outros. O BPC irá representado pela professora Dr. Monica Herz.

"2013 WUSC International Fórum", em Ottawa, Canadá.

Entre os dias 1 e 3 de novembro será realizado o Fórum de debate sobre Assistência ao Desenvolvimento, que contará com a participação de delegados de governos, organizações de desenvolvimento, sociedade civil, setor privado e outros especialistas.

 
 


XIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos (Conectas)

O Colóquio Internacional de Direitos Humanos é um encontro anual organizado desde 2001, pela Conectas Direitos Humanos, e reúne ativistas, acadêmicos e especialistas de direitos humanos principalmente da América Latina, África e Ásia. Em 12 edições o Colóquio reuniu 1360 participantes de 64 países.

Mesa Redonda Países Emergentes na África, evento do CEBRI em parceria com o GIGA.

A ser realizada no dia 17 de setembro, a reunião procura debater e responder às seguintes questões: (i) “quais são as estratégias das potências emergentes para África?”; (ii) “qual seu interesse no envolvimento africano?”; (iii) “quais os resultados esperados?”; (iv) “como as potências emergentes se comparam aos poderes tradicionais na África?”.

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.