Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

 

Volume 3, nº 26 - Agosto 2013

 

 
   Publicações Acadêmicas
 

 

Policy Brief - Participando “com dentes”: os BRICS no Órgão de Solução de Controvérsias da OMC

Considerando a posição de destaque que os BRICS ocupam no OSC – tanto como reclamantes quanto reclamados –, este policy brief analisa o repertório de painéis de que os BRICS são ou foram Parte, com o objetivo de identificar os temas mais recorrentes em que são questionados, bem como aqueles sobre os quais suas queixas incidem com maior frequência. Leia mais

 

Policy Brief - A atual Política Nuclear Brasileira

A questão nuclear ocupa um lugar proeminente na política brasileira contemporânea, sendo um tema em que várias facetas da política doméstica e da política externa brasileira se conectam. O caráter dual da tecnologia nuclear acaba coligindo, a um só tempo, diversos aspectos técnicos e políticos, tais como: o aprimoramento tecnológico em áreas como a saúde e a agricultura, o planejamento energético nacional, o desenvolvimento do país, a estratégia de defesa nacional, a segurança regional na América do Sul e a política externa brasileira em relação aos mecanismos de governança da sociedade internacional. Leia mais

 

This Week in BRICS

Semana: 24 a 30 de julho

O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados.

Clique aqui para acessar as Publicações.

 
   BPC participa do 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira  de Relações Internacionais (ABRI)
 

Na semana dos dias 22 a 26 de julho, foi realizado o 4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), em Belo Horizonte, no Campus da PUC Minas. O tema central do Encontro foi o "Multilateralismo, plurilateralismo e a construção de uma ordem mundial". Na ocasião, a Dra. Leane Cornet Naidin, coordenadora do núcleo de Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos do BPC, apresentou, na mesa redonda “Acordos multilaterais, plurilaterais ou regionais? A regulação do comércio internacional no século XXI”, um trabalho relativo à Política Comercial Brasileira, com especial foco no acordo preferencial com a Índia. O Pesquisador Thauan Santos, do mesmo núcleo, também apresentou um paper relativo aos Acordos Comerciais dos BRICS. Leia mais

 

   BPC Assina MoUs com a South African Cities Network, Institute for Global Dialogue (IGD) e UN-Habitat
 
 
O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS assinou no mês de julho três Memorandos de Entendimento (MoUs),  duas instituições sul-africanas; South African Cities Network (SACN), uma iniciativa do Ministério para Províncias e Governos Locais da África do Sul, que visa a troca de informações e conhecimento entre as principais cidades do país (como Johanesburgo, Cidade do Cabo, Port Elizabeth, entre outras); e o Institute for Global Dialogue (IGD), think tank dedicado à analise do ambiente político e econômico internacional, e o papel que o continente africano e da África do Sul nas relações internacionais e na diplomacia. O BPC também assinou um memorando que prevê cooperação em pesquisa, troca de informações em banco de dados e realização de eventos com o Programa de Habitação das Nações Unidas UN-Habitat. Leia mais
 
   Boas-vindas ao pesquisador visitante Dr. Nidhi Srnivas, Índia
 

O BRICS Policy Center recebe, no mês de julho/agosto, o novo pesquisador visitante selecionado através do Programa de Fellows. Dr. Nidhi Srnivas é de nacionalidade indiana e professor do Milano School of International Affairs, the New School, Nova York (Estados Unidos). O seu trabalho aborda a inovação social nas políticas neoliberais dos países BRICS. No BPC estudará esse conceito no contexto particular da atual trajetória política do Rio de Janeiro e, ainda, contribuirá com as atividades do BRICS-Urbe, através da elaboração de materiais acadêmicos sobre o tema e, principalmente, contribuindo com um capítulo para o primeiro livro da iniciativa, que será publicado ainda em 2013. O pesquisador também apresentará um Colóquio a ser divulgado em breve. Saiba mais
 
 
 Estágios voluntários no BPC

No primeiro semestre de 2013 o BPC ofereceu diversas  vagas para estágio voluntário no Centro, entre estudantes da graduação e pós.

Colaborando com as pesquisas do Country Desks, de abril até o início de agosto, Beatriz Sannuti (Leiden University, Holanda) ajudou com as pesquisas para a publicação do BRICS Monitor “O Futuro da OMC: Um brasileiro como Diretor Geral” entre outros trabalhos, como o This Week in BRICS. 

Ligado à Coordenadora do BPC, Dr. Adriana Erthal Abdenur, com duração de 1 mês tendo início em agosto, Conrad Kassier (University of Vienna) está desenvolvendo uma pesquisa sobre segurança energética, com foco especial na África do Sul, também com o objetivo de entender o papel dos outros países BRICS (sobretudo Rússia e China) na promoção da energia nuclear. Essa pesquisa será publicada em breve como um BRICS Monitor e um Working Paper.

O BPC continua oferecendo oportunidade para estágios voluntários para interessados em realizar pesquisas sobre os temas abordados pelo Centro. Envie um email para atendimento@bricspolicycenter.org com seu projeto de pesquisa!

 
 Eventos de julho


 BPC participa de roda de discussão "Vivência Internacional: o Quão Diferente é Estudar em uma Universidade de Ponta?", promovido pela Universidade de Brasília (UnB), além de outras atividades.

Entre os dias 01 e 05 de julho a Universidade de Brasilia (UnB) promoveu, em conjunto com a Assessoria Internacional da UnB a sua primeira Semana da Internacionalização. A Profa. Adriana Erthal Abdenur foi convidada a dividir sua experiência em uma roda de discussão intitulada "Vivência Internacional: o Quão Diferente é Estudar em uma Universidade de Ponta?". O objetivo dessa roda foi fomentar uma discussão informal e sobre as universidades brasileiras e estrangeiras, consideradas de ponta. Além da presença da profa. Adriana, o evento também contou com a presença dos Profs. Alex Araújo (Ph.D em Engenharia Mecânica, Oxford), José Guilherme de Lara Resende (Ph.D em Economia, Chicago), Paulo Nascimento (Ph.D em Ciência Política, Columbia), com a advogada Ana Paula Martinez (LL.M, Harvard) e o embaixador do Canadá em Brasília, Jamal Khokhar. 

Durante a viagem, a professora Adriana também reuniu-se com o Embaixador José Vicente de Sá Pimentel, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) para discutir a possibilidade de cooperação entre as duas instituições.
Palestra “China no Atlântico Sul”: A Profa. Adriana Erthal Abdenur conferiu palestra sobre a China e a segurança no Atlântico Sul no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 

 
 Reunião com representante do Knowing Emerging Powers 

Ainda em julho o núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento recebeu no BPC o pesquisador Peter Konjin, no seu segundo encontro com o grupo. O primeiro aconteceu em abril, no qual ele fez perguntas exploratórias para desenvolver sua pesquisa em Economias Emergentes e Cooperação Sul-Sul. Peter está realizando a pesquisa por meio da organização holandesa, Knowing Emerging Powers.


 Reunião com Delegação Chinesa - Instituto de Estudos Internacionais da China (CIIS)

O BRICS Policy Center, representado pela Dra. Ana Garcia e pela equipe Country Desks, recebeu a visita de diretores e pesquisadores que formaram a Delegação Chinesa do Instituto de Estudos Internacionais da China (CIIS). Entre os diferentes temas debatidos, destacam-se as opiniões acerca do cenário mundial sob o contexto da crise e os impactos sobre Brasil e China, e percepções sobre o processo de criação do Banco dos BRICS.  Além disso, foi debatida a posição brasileira frente aos acordos de livre comércio que estão surgindo, como a Aliança do Pacífico, Tratado Ásia-Pacífico e EUA-EU e também dos mais antigos como o Mercosul. Saiba mais

•   BPC no Programa Top-China

Durante o mês de julho, a Profa. Layla Dawood representou a PUC-Rio e o BRICS Policy Center no Programa Top-China, promovido anualmente pelo Banco Santander, envolvendo estudantes e professores de mais de 20 universidades de todo o Brasil. A delegação da PUC-Rio, composta pela Profa. Layla Dawood e os estudantes de Relações Internacionais Antonio Luis Mendes Chagas e Louise Marie Hurel Silva Dias, participou de atividades acadêmicas na Universidade de Pequim, onde os estudantes tiveram aulas ministradas pelos professores brasileiros participantes do programa e por professores chineses da Universidade de Pequim a respeito do tema sustentabilidade, em uma perspectiva multidisciplinar. Além disso, os estudantes e professores brasileiros tiveram aulas de mandarim e cultura chinesa.

 


 
 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

        Country Desks
 
 

O projeto Country Desks foi idealizado para acompanhar acontecimentos conjunturais no âmbito da economia e da política doméstica cada país membro dos BRICS.



COUNTRY DESKS

 
 


 

        Eventos futuros
 
 

Colóquio: Manegement studies and international development in the BRICS: A critical perspective

No dia 22/08 o fellow indiano Nidhi Srinivas apresetará o colóquio na biblioteca do BPC às 16h. The event will be presented in English. 

 

Seminário "10 Anos sem Sergio Vieira de Mello"

O Seminário em homenagem a Sergio Vieira de Mello, por ocasião do marco do 10º aniversário de seu falecimento, será realizado no próximo dia 19/8, no Rio de Janeiro. O evento irá contar com a presença de nomes ilustres como Kofi Annan, Jan Eliasson, Valerie Amos e António Guterres, além de outros funcionários e ex-funcionários do sistema ONU, autoridades nacionais, acadêmicos, jornalistas e representantes de organizações não-governamentais.

Reunião de Cúpula do G20.

Líderes das vinte principais economias do mundo --incluindo a presidente Dilma Rousseff-- viajam a Rússia para a cúpula do G20, que acontece na cidade de São Petersburgo, Rússia, nos dias 5 e 6 de setembro.

Conferência “Rising Powers and Contested Orders in the Multipolar System”

Será realizado no dia 19 e 20 de Setembro, na PUC-Rio, a 6ª Conferência da “Regional Powers Network” de organização conjunta entre o Instituto de Relações Internacionais (IRI / PUC-Rio), BRICS Policy Center (BPC) e o German Institute of Global and Area Studies (GIGA). 

"XV Conosur Rio 2013"

O evento que promove o encontro de estudantes de Relações Internacionais, será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, com o tema "Culturas Regionais e Liberdade de Expressão". Os estudantes de diversos países da América Latina terão a oportunidade de debater e assistir palestras de diversos temas.

Encontro “The Atlantic Dialogues”, em Rabat, Marrocos.

Será realizado, entre os dias 25 e 27 de outubro, o encontro anual organizado pelo German Marshall Found em parceira com Morocco’s OCP Foundation, com o objetivo de criar um espaço de discussão aberta entre profissionais e líderes dos setores públicos e privados sobre diferentes temas: Desenvolvimento Regional, Comércio Finanças e Investimentos, Geopolítica e assuntos estratégicos no atlântico, sociedade demografia e migração entre outros. O BPC irá representado pela professora Dr. Monica Herz.

"2013 WUSC International Fórum", em Ottawa, Canadá.

Entre os dias 1 e 3 de novembro será realizado o Fórum de debate sobre Assistência ao Desenvolvimento, que contará com a participação de delegados de governos, organizações de desenvolvimento, sociedade civil, setor privado e outros especialistas.

 
 

.

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.