Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

Volume 3, nº 25 - Julho 2013

 

 

 
   Factsheet "Cidades-BRICS: Atores Globais Competitivos"

 

 


Com o objetivo de fornecer insumo para o desenho de políticas públicas para o desenvolvimento urbano, o presente factsheet sistematiza dados sobre as competitividade das cidades-BRICS na rede global de fluxos de investimentos.

 

 Publicações Acadêmicas

Policy Brief - "China’s Engagement in Africa: Responding to Growing Tensions and Contradictions"

O objetivo deste Policy Brief é apontar algumas das crescentes tensões e contradições que surgiram em relação ao aumento da participação da China na África, e que têm recebido atenção em relatos da mídia local e internacional. Estes centram-se em quatro áreas específicas: (a) a qualidade de infra-estruturas construídas por empresas chinesas, (b) a escolha e definição de investimentos prioritários em infraestrutura, (c) as práticas de empresas chinesas, e (d) a complexidade institucional Chinesa para a cooperação para o desenvolvimento. Esse Policy Brief foi desensolvido pelo núcleo Cooperação Internacional para o desenvolvimento.

Disponível somente em inglês (em breve disponível também em português)

Clique aqui para acessar o Policy Brief

=====================================================

BRICS Monitor "Ciência, Tecnologia e Informação nas Cúpulas dos BRICS, de 2009 até hoje"

Através de um levantamento dos documentos oficiais das cúpulas e reuniões técnicas ministeriais dos BRICS, a partir de 2009, pudemos observar o gradual crescimento de entendimentos e intenções na área C&T e Inovação. Nessa análise de documentos, as temáticas que mais avançaram são as relativas aos setores de saúde, agricultura e energia renovável. Na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), vem sendo destacado seu vínculo com o crescimento econômico e com a industrialização, tendo em vista a ampliação das capacidades de competitividade dos BRICS no ambiente internacional. Todavia, vem sendo dada pouca atenção ao intercâmbio educacional técnico-científico. Este BRICS Monitor foi produzido pelo núcleo Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento.

 

Clique aqui para acessar o BRICS Monitor

=====================================================

BRICS Monitor "O Futuro da OMC: Um Brasileiro como Diretor-Geral"

No dia 14 de maio de 2013, o Embaixador brasileiro Roberto Azevêdo foi anunciado oficialmente como o novo Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), e dirigirá a instituição internacional durante quatro anos a partir de 1º de setembro deste ano. Mesmo sem o apoio dos EUA e da União Europeia (UE) , o candidato brasileiro contou com o apoio de uma ampla gama de países: desde os desenvolvidos até os emergentes e os de PIB menos expressivo. Este Policy Brief foi desenvolvido pelo núcleo Country Desks. 

 

Clique aqui para acessar o BRICS Monitor

=====================================================

Working Paper "Brazil: a new powerhouse without military strength?"

O objetivo deste trabalho é descobrir se o Brasil pode desafiar a concepção realista de poder, segundo a qual a capacidade militar é um ativo fundamental para um estado ser considerado uma potência no cenário internacional e se seu potencial econômico junto a instrumentos de soft-power podem permitir que o Brazil desempenhe um papel estratégico no mundo. Esse working paper foi escrito pela pesquisadora visitante, srta. Mathilde Chatin.

Disponível somente em inglês

Clique aqui para acessar o Working Paper

=====================================================

This Week in BRICS

O This week in BRICS é uma publicação semanal que congrega um conjunto de notícias acerca de eventos e desdobramentos importantes que tiveram lugar no âmbito de cada país BRICS no curso da semana, fornecendo referências para o aprofundamento do leitor nos vários temas mencionados. 


 

 

 BPC na Mídia

• 11 de junho de 2013: Reportagem Deutsche Welle “No Rio, chanceler russo reforça aproximação com Brasil”, com Dra. Layla Dawood, coordenadora adjunta do BPC.

• 24 de Junho de 2013: Reportagem AsBEA “Urbanismo I - Os problemas nos BRICS” com Dra. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do BPC.

• 24 de Junho de 2013:  Reportagem Rádio Voz da Rússia “Problemas do urbanismo no BRICS: Brasil, "caso-limite ", sobre a palestra  ministrada pela Dra. Cristina Patriota de Moura no BRICS Policy Center.

 
 Eventos de junho

Colóquio “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul” 

No dia 28 de junho o Embaixador Fernando de Abreu (Agência Brasileira de Cooperação) conduziu o colóquio “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul”, na biblioteca do BRICS Policy Center. Em uma apresentação geral, explicitou a estrutura e funcionamento da ABC, as áreas de atuação da agência e alguns dados sobre os principais projetos de cooperação brasileira na América Latina e África e cooperação trilateral, como os projetos para implementação e expansão de bancos de leite humano e os projetos do Prosavana. Saiba mais

===========================================

Colóquio “Os acordos de comércio para além das preferências: uma análise da regulamentação sobre os "novos temas" nos BRICS”

No dia 12 de junho, a Dra. Michelle Raton S. Badin (FGV- EDESP) apresentou o colóquio “Os acordos de comércio para além das preferências: uma análise da regulamentação sobre os "novos temas" nos BRICS”. A partir da apresentação de dados para entender o perfil regulatório dentro dos países da OMC, Dra. Michelle analisou dos acordos comerciais a partir da regulamentação pelos BRICS.  Saiba mais

===========================================

Colóquio “A transformação urbana dos BRICS: o papel das cidades e partilha de conhecimento”

No dia 25 de junho, a pesquisadora visitante, Dra. Sudha Mohan, apresentou o colóquio “A transformação urbana dos BRICS: o papel das cidades e partilha de conhecimento”.  Sua apresentação enfocou as particularidades das cidades dos BRICS e os acontecimentos recentes nesses países. Saiba mais

===========================================

Colóquio “A posição dos Estados Unidos diante dos BRICS”

Com a presença de aproximadamente 20 espectadores, o professor Paulo Wrobel apresentou um panorama de mudanças na política doméstica e externa dos EUA, não só a partir ponto de vista governamental, mas também considerando posições assumidas pela mídia, sociedade civil e instituições políticas e econômicas norte americanas desde o governo Obama. Saiba mais

===========================================

BRICS Policy Center participa do Seminário “Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro”

No dia 03 de junho a profa. Adriana Erthal Abdeur participou do seminário“Cidades Inteligentes, Cidades do Futuro”, promovido pela ÁgoraLab (laboratório Internacional especializado no tema das Human Smart Cities), pelo instituto IBMEC e pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de especialistas mundiais em cidades humanas e inteligentes, inclusive do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que apresentaram o estado da arte em experiências nessas cidades e abordaram as possibilidades de adaptação de características da "cidade inteligente" no Rio de Janeiro. Dentre os temas debatidos estão mobilidade urbana, acesso a serviços, qualidade de vida e integração cultural e social. O evento foi realizado na PUC-Rio.

===========================================

BPC participa de mesa redonda, organizada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI)

No dia 20 de junho, a profa. Layla Dawood participou da Mesa Redonda ‘Energy Geopolitics Perspectives: Views from Azerbaijan’. O evento foi organizado pelo CEBRI  em parceria com Embaixada do Azerbaijão e o Centro de Estudos Estratégicos sob a Presidência da República do Azerbaijão (SAM). No evento, que também contou com a presença de representantes da Petrobras e da Vale, discutiu-se discutiu o tema da segurança energética da perspectiva de países exportadores de recursos energéticos.

===========================================

BRICS Policy Center participa do XX Forum Brasil e União Europeia, no Congresso Nacional.

No dia 4 de junho, a profa. Adriana Erthal Abdenur participou do XX Forum Brasil e União Europeia no Congresso Nacional, que reuniu políticos, acadêmicos e representantes de think tanks das duas regiões. O evento visou fomentar o debate sobre as relações Brasil-União Europeia. A professora apresentou o artigo"Cooperação Triangular: A atuação brasileira no combate ao HIV/AIDS em Moçambique" na mesa “Perspectivas Brasileiras e Europeias sobre Desenvolvimento: Bases para Cooperação", que também contou com a presença de: Ana Gomes, Deputada Europeia (S&D), Comitê de Relações Exteriores, Parlamento Europeu; Christian Freres, Conselheiro Sênior da Agência Espanhola para Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID), Ministério de Relações Exteriores e Cooperação, Espanha; André de Mello e Souza, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e Pio Penna Filho, Professor do Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília.

===========================================

Professora Adriana Erthal Abdenur representa BPC em eventos em Washington DC.

Ainda em 20 de junho, a Profa. Adriana Erthal Abdenur participou do evento "Reaching Across the Pacific: Latin America and Asia in the New Century" no Woodrow Wilson Center, em Washington, DC. O seminário foi aberto pelo Dr. Luis Alberto Moreno, Presidente do Bando Inter-Americano (BID), e reuniu especiaistas de diversos países latino-americanos para debater as relações comerciais entre a América Latina e a Ásia. A professora apresentou o paper "Brazil's Trade with Asia: Key Drivers and Challenges Ahead”, que será publicado pelo Wilson Center em coletânea editada por Cynthia Arnson (Diretora, Latin American Program, Woodrow Wilson Center) e Jorge Heiner (Balsillie School of International Affairs, Wilfred Laurier University, Canadá). 

Visita ao Sabin Vaccine Institute 

No dia 21 de junho, a Profa. Adriana Erthal Abdenur visitou a sede do Sabin Vaccine Institute, em Washington, EUA.  O objetivo da visita foi discutir possibilidades de colaboração em pesquisa sobre cooperação para o desenvolvimento na área da saúde pública.


 
 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

        Country Desks
 
 

O projeto Country Desks foi idealizado para acompanhar acontecimentos conjunturais no âmbito da economia e da política doméstica cada país membro dos BRICS.



COUNTRY DESKS

 
 


 

        Eventos futuros
 
 

BPC na Universidade de Brasília

A Profa. Adriana Erthal Abdenur irá ministrar palestra sobre Potências Emergentes no Atlântico Sul na Universidade de Brasília no próximo dia 7. 

 

BPC participará do evento “BRICS: Turismo, Lazer e Negócios”, organizado pela Claquete Comunicação 

O pesquisador Sergio Veloso participará, nos dias 10 e 11 de julho, do evento “BRICS: TURISMO, LAZER E NEGÓCIOS” - em Belo Horizonte (MG), onde irá compor a mesa “Eventos e feiras realizados nas grandes cidades dos BRICS”. 

 
 

.

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.