Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

Volume 3, nº 24 - Junho 2013

 

 
   BPC assina Acordo de Cooperação com o South African  Institute of International Affairs (SAIIA)
 

 

O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS acaba de assinar um convênio com o South African Institute of International Affairs (SAIIA), com sede em Joanesburgo. O MoU (Memorando de Entendimento) tem por objetivo a realização de eventos, pesquisas e produções  acadêmicas conjuntas, visando aprofundar ainda mais os laços entre o Brasil e a África do Sul.

No dia 15 de março de 2013, em Joanesburgo, o BPC participou de Workshop, organizado pelo SAIIA.



A parceria entre o BPC e o SAIIA prevê um novo evento na Africa do Sul, co-organizado pelos dois think tanks ainda em 2013.
Mais informações.

 
   Nova página de Instituições Parceiras do BPC
 


O BRICS Policy Center tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo recurso em seu website: Página de Instituições Parceiras do BPC do BPC , com o intuito de apresentar as instituições que possuem parcerias com nosso Centro.

 

   Boas-vindas a pesquisadora visitante Sudha Mohan, Índia. 
 
 
 
O BRICS Policy Center recebe, no mês de junho, a pesquisadora visitante, Dra. Sudha (Mohan Universidade de Mumbai, Índia). A Dra. Mohan foi selecionada através do programa de Fellows do BPC  e, durante esse período no Centro, irá trabalhar com seu tema de pesquisa, cujo foco é “Discriminação, exclusão e o direito à cidade: Aprender e replicar as experiências da cidade de BRICS”, contribuindo com o trabalho da nova iniciativa do BPC,
 
No dia 25 de junho, a pesquisadora visitante apresentará o colóquio “A transformação urbana dos BRICS: O papel das cidades e partilha de conhecimento” e as inscrições poderão ser feitas através do e-mailbpc@bricspolicycenter.org.

Dra. Mohan é professora associada do Departamento de Formação Cívica e Política, da Universidade de Mumbai, Índia . No BPC, sua pesquisa, que, contribuirá para o projeto BRICS-Urbe.

 

   Entrevista com a Fellow Mathilde Chatin
 

Entre os meses de maio e junho, o BPC contou com a presença da PhD fellow Mathilde Chatin, Doutoranda do King's College de Londres. Durante esse período, a Mathilde realizou pesquisas no Centro e produziu um working paper sobre o Brasil e a potencia militar. 

 

Em entrevista realizada no BPC, Mathilde nos contou mais sobre o seu trabalho e como o programa de Pesquisadora Visitante contribui para seus objetivos. Saiba mais

 
 Publicações Acadêmicas

Policy Briefs da iniciativa BRICS-URBE

Revitalização de zonas portuárias: Riscos e oportunidades para economias emergentes

Este Policy Brief fornece reflexões iniciais para informar e aprofundar o debate da revitalização portuária através de um olhar comparativo dos projetos de revitalização, do celebrado caso da Cidade do Cabo às iniciativas recentes de Rio de Janeiro, Xangai e Mumbai. Partindo das avaliações disponíveis do que é percebido como sucesso em contextos pós-industriais, os estudos de caso evidenciam abordagens similares à revitalização no contexto mais abrangente do planejamento urbano em regiões portuárias. Vantagens e limitações são exploradas nos termos das estratégias criativas para o incremento de ocupação do solo, acessibilidade, qualidade de vida e ecologias urbanas sustentáveis, assim como dos modelos alternativos de financiamento e gestão.

Clique aqui para acessar o Policy Brief

 

Cidades-BRICS: Atores Globais Competitivos

Este Policy Brief sistematiza e discute dados acerca da competitividade das cidades-BRICS na rede global de fluxos de investimento, extraindo recomendações para o desenho de políticas públicas focadas na atração de investimentos e na competividade das cidades.

Clique aqui para acessar o Policy Brief

 

BRICS Monitor - Núcleo de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

O Banco de Desenvolvimento dos BRICS: Revolução ou Ilusão?

Os laços políticos e econômicos entre os BRICS têm aumentado de forma constante desde a formalização do grupo há sete anos, mas até hoje nenhuma instituição concreta foi criada. Existem tanto visões pessimistas quanto otimistas em relação à implementação do chamado ‘Banco dos BRICS’. Apesar da criação do banco ter sido acordada na última cúpula em Durban, afirma-se que levará tempo para ser constituído e institucionalizado, podendo até mesmo não realizar suas ambições. 

Clique aqui para acessar o BRICS Monitor

 

 Eventos de maio

Evento sobre Política Nuclear Brasileira.

Nos dias 9 e 10 de maio, o BRICS Policy Center organizou o evento sobre Política Nuclear Brasileira. Na ocasião, reuniram-se diplomatas, acadêmicos e gestores públicos para a discussão de temas como o desenvolvimento e o uso de energia nuclear no Brasil, os esforços para a construção do submarino nuclear e a posição do país em face do regime internacional de não-proliferação nuclear. Saiba mais


Debate: "Democracia, desenvolvimento e globalização - as experiências do Brasil, África do Sul e Índia".

No dia 14 de maio de 2013 foi realizado no BPC o Debate "Democracia, desenvolvimento e globalização - as experiências do Brasil, África do Sul e India" em cooperação com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES). O evento contou com a participação de pesquisadores indianos, sul-africanos e brasileiros, assim como o Dr. Adrian Wooldridge, colunista da revista The Economist. Saiba mais

Colóquio "Os BRICS no Comércio Internacional" com Dr. Ivan Oliveira (IPEA)

No dia 15 de maio, ocorreu no BPC o colóquio “OS BRICS no Comércio Internacional” apresentado pelo Dr. Ivan Oliveira (IPEA). Dr. Ivan fez um panorama da inserção dos BRICS no comércio internacional, apresentando os dados relativos ao crescimento dos investimentos, exportações de bens, serviços e manufaturados e os diferentes graus de abertura entre os países - no qual se destaca o Brasil como menos participativo. Saiba mais


Colóquio
“O Papel da Índia na governança econômica global: não é fácil ser uma potência emergente na Ásia”

Dra. Surupa Gupta (Universidade de Mary Washington) apresentou, no dia 20 de maio, o Colóquio “O Papel da Índia na governança econômica global: não é fácil ser uma potência emergente na Ásia”. Durante o evento, foi destacada a atuação da Índia na politica internacional, traçando um panorama do engajamento do país em diferentes órgãos multilaterais como OMC, FMI e G20 e em novas plataformas como o BRICS. Saiba mais


Colóquio 
"Composições Multiescalares e processos de Expansão Urbana: Reflexões a partir do Brasil Central", com a Dra. Cristina Patriota de Moura.

No dia 29 de maio, a Dra. Cristina Patriota de Moura (UnB) apresentou o Colóquio "Composições Multiescalares e processos de Expansão Urbana: Reflexões a partir do Brasil Central" com a apresentação sobre estudos urbanos e formas de expansão com viés antropológico, analisando como os processos urbanos constrangem diretamente os espaços sociais e a vida dos cidadãos. Saiba mais

 

Além dos eventos acima, o BPC recebeu, durante o mês de maio, o exmo. Embaixador da Suíça no Brasil, Sr. Wilheim Meier e a Srta. Carolina Milhorance de Castro, doutoranda em Relações Internacionais pela UnB.

 
 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

        Country Desks
 
 

O projeto Country Desks foi idealizado para acompanhar acontecimentos conjunturais no âmbito da economia e da política doméstica cada país membro dos BRICS.



COUNTRY DESKS

 
 


 

        Eventos futuros
 
 

Colóquio “A posição dos Estados Unidos diante dos BRICS”

O colóquio, ministrado pelo Dr. Paulo Wrobel (IRI / PUC-Rio), ocorrerá no dia 18 de junho, as 16 hr, na biblioteca do BRICS Policy Center.

Colóquio “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul”

O colóquio será ministrado pelo Embaixador Fernando de Abreu (Agência Brasileira de Cooperação) e ocorrerá no dia 28 de junho, as 16 hr, na biblioteca do BRICS Policy Center.

Colóquio “A transformação urbana dos BRICS: O papel das cidades e partilha de conhecimento”

No dia 25 de junho, a pesquisadora visitante Dra. Sudha Mohan (Universidade de Mumbai) apresentará o colóquio e as inscrições poderão ser feitas através do e-mail bpc@bricspolicycenter.org. 

 

Visita ao Sabin Vaccine Institute

No dia 21 de junho a Profa. Adriana Abdenur visitará a sede do Sabin Vaccine Institute, em Washington.  O objetivo da visita é  discutir possibilidades de colaboração em pesquisa sobre cooperação para o desenvovimento na área da saude pública.

 

BPC participará de workshop sobre sustentabilidade

O BRICS Policy Center participará do workshop ”UN Sustainable Development Solutions Network: Rio Sustainability Iniciative", dia 24 de junho de 2013, no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

 

 
 

.

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.