Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

 

Volume 3, nº 23 - Maio 2013

 

 

 

 

   Nova Iniciativa do BRICS Policy Center: Country Desks
 
 

 

 

 

 

O BRICS Policy Center criou o Country Desks com o intuito de monitorar eventos de conjuntura relacionados aos países BRICS nas áreas de economia, segurança, política doméstica e política externa. O grupo de pesquisadores que compõe os Country Desks também acompanha iniciativas conjuntas entre os países BRICS realizadas de forma bilateral e multilateral e a atuação desses países nos fóruns internacionais. 

 

 

 


Os produtos cunhados pelos pesquisadores do Country Desks buscam analisar os eventos da conjuntura internacional sob a perspectiva e os interesses de cada país do grupo. Saiba mais e acesse as publicações do núcleo.

 

   Nova Rede de Fellows no Site do BPC
 

 

O BRICS Policy Center tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo recurso em seu website:
a Rede de Fellows do BPC.

Esta nova página tem o intuito de apresentar todos os Pesquisadores Visitantes que já participaram do programa (Fellowship) no Centro, assim como informações sobre suas produções acadêmicas, além de uma breve biografia. Através da Rede de Fellows do BPC, os interessados poderão contatar diretamente os pesquisadores estrangeiros através de seus e-mails e, assim, contribuimos para a 



promoção do diálogo sobre temas e questões relacionadas aos BRICS e/ou outros temas relevantes. Para acessar a Rede, Clique aqui.

 
   Publicações Acadêmicas
 


Policy Brief - "O Brasil e a Cooperação Sul-Sul: Como Responder aos Desafios Correntes"

Este Policy Brief tem como objetivo apresentar as principais características e dados sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento promovida pelo Brasil, apontando alguns de seus principais desafios. Para tal, realiza-se um breve histórico da Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento e da participação brasileira nesse âmbito. Apresentam-se também algumas das principais agências executoras que atuam em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação. Após destacar alguns limites e desafios da atuação brasileira, elaboram-se algumas recomendações pontuais que poderiam guiar futuras reformas nessa esfera.

 

 

Working Paper - "A China na América Latina: Investimentos em Infraestrutura Portuária"

Este Working Paper, escrito pela professora Adriana Erthal Abdenur, analisa o papel de atores chineses, tanto o governo quanto empresas estatais e privadas, na infraestrutura portuária da América Latina. O WP também oferece um pano de fundo sobre a infraestrutura portuária latinoamericana, focando tendências recentes e alguns dos principais desafios.

 

   Entrevistas com Estagiários Estrangeiros
 


O BRICS Policy Center, e a CCCI (Coordenação Central de Cooperação Internacional), criaram o programa de estágio voluntário para alunos estrangeiros da PUC-Rio. O Centro, que já oferecia estágios para os estudantes brasileiros da universidade, acredita que a presença dos intercambistas na equipe contribui para a internacionalização da instituição, além de oferecer aos estrangeiros, a oportunidade de aperfeiçoar o idioma, realizar pesquisas em suas áreas de conhecimento e de vivenciar, na prática, situações comuns de um ambiente de trabalho. 

No primeiro semestre de 2013, foram selecionados 20 estagiários voluntários, provindos de instituições como: Universidade da Califórnia, Universidade de Georgetown, Universidade Columbia, Universidade de Lausanne, Universidade de Viena, dentre outras. 

Saiba mais sobre o programa de estágio voluntário no BPC através das entrevistas com os intercambistas e com alguns coordenadores do projeto.

 

   Eventos de Abril
 

11/04 - Colóquio "China na África: Passado, Presente e Futuro" - Dra. He Wenping expôs em seu colóquio uma evolução histórica das relações diplomáticas e comerciais chinesas no continente africano. Desde o suporte político e econômico para países africanos na busca pela independência e desenvolvimento da economia contra o colonialismo, até relações de benefícios comerciais mútuos nas relações bilaterais. Saiba mais

16/04 - Colóquio “OS BRICS e a incipiente deslegitimação da ordem global” -Apresentado pelo Dr. Oliver Stuenkel, professor adjunto de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o colóquio colocou os principais pontos da V Cúpula dos BRICS em Durban, como o Banco de Desenvolvimento dos BRICS e o fundo de reserva de contingência, e os prováveis temas que farão parte da agenda da IV Cúpula que será sediada no Brasil em 2014. Saiba mais

26/04 - O BRICS Policy Center, representado pelas professoras Adriana Erthal Abdenur e Mônica Herz, esteve presente no Seminário "Current Challenges to International Peace and Security: the Need to Reform the United Nations Security Council", organizado pelo Ministério das Relações Exteriores na BahiaSaiba mais


Ainda em abril, o BPC recebeu a vista de diversas delegações e representantes de outras instituições. Clique aqui e confira a lista.

 

BRICS Policy Center na Mídia


•   24 de abril de 2013: Reportagem – O Globo: “Laços Apertados” - com Profa. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do BPC.

•   18 de abril de 2013: Reportagem  –  "Não há colonização chinesa na África" - Dra. He Wenping, fellow do BPC, concedeu uma entrevista ao portal "Por dentro da África" sobre a presença da China na África.

•   14 de abril de 2013: Reportagem  – "De coadjuvantes a protagonistas da economia mundial" - com Profa. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do BPC.

•   14 de abril de 2013: Reportagem "Formalização do Brics é dúvida"  –  - com Profa. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do BPC.

•   05 de abril de 2013: Reportagem "Novos oásis de crescimento desafiam Brics"  –  com Profa. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do BPC e o coordenador de pesquisa Pedro Cunca Bocayúva.

•   02 de abril de 2013: Reportagem "Dois elefantes incomodam muita gente...cinco elefantes incomodam muito mais"   –  com Prof. Paulo Esteves, Supervisor Geral do BPC.

•   18 de maio de 2013: Vídeo do Colóquio "China e África: Passado Presente e Futuro" - O BPC disponibiliza vídeo do Colóquio com a pequisadora visitante DR. He Wenping.

 
         Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

          BRICSpédia
 
 

O BRICSpédia é uma seção no site do  BPC onde o usuário poderá encontrar informações gerais sobre os países BRICS.



BRICSPÉDIA

 
 


 

        Eventos futuros
 
 

 

Colóquio "O papel da Índia na governança econômica global: Não é fácil ser uma potência emergente na Ásia"

No mês de maio, o BPC promoverá o colóquio com a Dra. Surupa Gupta (Universidade Mary Washington, EUA).  O evento será realizado na Biblioteca do BRICS Policy Center, no dia 20, as 16:30h.

 

Colóquio "Composições Multiescalares e processos de expansão urbana: Reflexões a partir do Brasil Central"

Ainda no mês de maio, o BPC promoverá o colóquio com a Dra. Cristina Patriota Moura (UNB).  O evento será realizado dia 29 de maio as 16 horas.

Colóquio "Tendências regulatórias nos acordos preferenciais de comércio nos BRICS"

Em junho, a prof. Michelle Ratton Sanchez apresentará colóquio sobre os acordos preferenciais de comércio nos BRICS.

 

Colóquio "O Brasil e a Cooperação Sul-Sul"

Também em junho, dia 28 as 15 horas, o BPC receberá o colóquio ministrado pelo Embaixador Fernando Abreu da Agência Brasileira de Cooperação.

 

 
 

BPC no XX Fórum Brasil-Europa - "Brasil e União Europeia Construindo o Futuro"

Nos dias 04 e 05 de junho a Fundação Konrad Adenauer (KAS), em parceria com o Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia e o Instituto de Relações Internacionais da UnB - e com o apoio da Delegação da UE -, organizará o XX Fórum Brasil-Europa. Neste ano, relevantes professores e policy-makers brasileiros e europeus debaterão sobre o tema: "Brasil e União Europeia Construindo o Futuro"Haverá painéis sobre a crise na UE, o modelo de parceria estratégica, a cooperação triangular e as relações Mercosul-UE. O BPC será representado pela profa. Adriana Erthal Abdenur, coordenadora geral do Centro, que participará na mesa "Uma nova era na Cooperação para o Desenvolvimento: Brasil e UE como doadores globais na África e na América Latina".

 

Participação no IV Seminário Euro-BRICS 

O BPC participará, nos dias 23-24 de maio, do IV Seminário Euro-BRICS que tem como objetivo discutir questões estratégicas entre os dois grupos para resolução de questões chave nas áreas de segurança e defesa, energia e comércio.

.

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.