Para ver adequadamente, clique aqui.

 

 

 

 

Volume 3, nº 21 - Março 2013

 

 

 

 

  BRICS Policy Center participa do Fórum Acadêmico dos BRICS
 
 

 

 

 

 

Entre os dias 10 e 13 de março o BRICS Policy Center estará presente no Fórum Acadêmico dos BRICS, em Durban, na África do Sul. O Prof. Paulo Esteves e a Profa. Adriana Erthal Abdenur e o Pesquisador Sergio Veloso farão parte da delegação brasileira ao Fórum, onde apresentarão o paper Reform of Global Governance Institutions: a Two-Pronged Approach (Reforma das instituições de governança global: uma abordagem em duas vertentes). 


O Fórum Acadêmico dos BRICS é um evento anual que antecede a realização da Cúpula dos BRICS, no país sede do encontro. O evento, com duração de dois dias, reúne especialistas e pesquisadores de comunidades acadêmicas dos países membros. O tema do Fórum Acadêmico de 2013 está alinhado ao tema do encontro de Cúpula dos BRICS: "BRICS e África: Parcerias para o Desenvolvimento, Integração e Industrialização”. Leia mais 

 

 

Além do fórum, o BPC também realizará workshops, divulgará publicações sobre a agenda dos BRICS e participará de debates em Durban e Johanesburgo. O Centro organizará, no dia 15, em parceria com o SAIIA (South African Institute of International Affairs), o evento "South Africa and Brazil in the BRICS and beyond" e no dia 19, juntamente com o IDS (Institute of Development Studies), o "Rising Powers in International Development: Learning from the Rising Powers’ Development Experiences". Os pesquisadores apresentarão ainda, artigos e projetos de pesquisa nos eventos sobre segurança e estratégia, organizado pela ACCORD (African Centre for the Constructive Resolution of Disputes) e sobre desigualdade social nos países BRICS (organizado pela OxFam).
 
  Chegada de novos Fellows ao BPC
 

 

O BRICS Policy Center receberá, durante o mês de março, nova pesquisadora selecionada no Fellowship Program, a Dra. He Wenping, da Institute of West Asian & African Studies (IWAAS) | Chinese Academy of Social Sciences (CASS). A Dra. He, de nacionalidade chinesa, permanecerá no Rio como pesquisadora visitante durante 1 mês, colaborando com pesquisadores do Centro em projetos sobre relações China-África e China-América Latina.

 

 


 
  Publicações Acadêmicas
 

 

Policy Brief - A geografia dos acordos preferenciais de comércio dos BRICS

 

Este trabalho apresenta os acordos preferenciais de comércio negociados pelos BRICS em vigor. A perspectiva de maior liderança da coalização no cenário internacional nos leva a indagar sobre o lugar reservado aos acordos de liberalização comercial nesse propósito. Essas negociações mostram escopo variado e apontam para distintos alcances do papel dos acordos preferenciais de comércio para a inserção internacional desses países. No cenário do mercado mundial atual, de fragmentação da produção em complexas redes de oferta globais, a agenda de negociações comerciais preferenciais requer uma reflexão abrangente para além da liberalização tarifária e sobre o papel que os acordos comerciais podem desempenhar em ganhos – ou perdas – de competitividade dos países BRICS no cenário mundial, na medida em que se verifica um processo que vem modificando não só o mapa das trocas mundiais como a agenda das políticas comerciais.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.

 

EM BREVE: BRICS: The Inequality Challenge (Fact-Sheet)


Elaborado em parceria com a OxFam, esse fact-sheet resume alguns dos principais desafios da desigualdade socioeconômica dos países BRICS. O documento deverá servir como ponto de partida para debates organizados na África do Sul e no Brasil, assim como para  projetos de pesquisa sobre as políticas públicas dos BRICS.


Confira em breve!

 

  Eventos de Fevereiro
 

 

Colóquio “Capacitação em pesquisa sobre os BRICS: a iniciativa dos country desks " com a profa. Layla Dawood. A nova Coordenadora adjunta do BRICS Policy Center, professora Layla Dawood, apresentou colóquio sobre a nova iniciativa do BPC que estará sob sua coordenação. O projeto dos "Country Desks" tem como objetivo produzir análises de conjuntura internacional sobre cada um dos países do grupo, abordando temas como: o papel do grupo na política externa dos países, segurança internacional, política doméstica, economia, entre outros de relevância. Leia mais

BRICS Policy Center recebeu a Fundação Konrad Adenauer, no dia 26 de fevereiro. A profa. Adriana Erthal Abdenur e representantes da Fundação Konrad Adenauer no Brasil reuniram-se para tratar sobre possibilidade de parcerias entre as duas instituições. Se concluída, a parceria contemplará as seguintes áreas: segurança, meio-ambiente, realização de megaeventos e potências emergentes.  

 

 

 

 

 

 


Colóquio sobre os Country Desks


Durantes os dias 27 e 28 de fevereiro o professor Paulo Esteves participou de seminário realizado pelo War Studies (King’s College London) e o CERI (Centro de Relações Internacionais, Sciences-Po), em Londres.  O Seminário “BRICS and Europe”, que ocorre anualmente, teve como objetivo aprofundar a discussão entre acadêmicos sobre as novas relações geopolíticas do continente europeu com outras zonas na Ásia, América Latina, e especialmente do grupo BRICS. 
Leia mais

 
 
  Iniciativas Pedagógicas
 
 

A disciplina "Potências emergentes e o novo multilateralismo: o BRICS", oferecida pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC , lançou, em março, um exercício de simulação da Cúpula do BRICS que será realizada ao longo do semestre. A iniciativa-- que irá contar com a participação de cerca de 30 alunos do IRI e pesquisadores do BPC-- visa fortalecer os vínculos entre a pesquisa do BRICS Policy Center e a formação de alunos de graduação da PUC-Rio, aprofundando o conhecimento sobre cada um dos países BRICS, assim como sobre o agrupamento como um todo.

 

Novidades na Rede Social

A página do BPC no facebook possui agora um aplicativo que permite acesso direto a várias sessões do nosso site. A partir dele é possível acompanhar eventos do Centro, as postagens dos vídeos mais recentes no nosso canal no Youtube e conhecer mais sobre a nossa equipe. Para acessá-lo, é necessário clicar no link welcome / bem-vindo na barra de ferramentas no topo da nossa página. 

 

 

 
  Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

 

  BRICSpédia
 
 

O BRICSpédia é uma seção no site do  BPC onde o usuário poderá encontrar informações gerais sobre os países BRICS.



BRICSPÉDIA

 
 



 

 Eventos futuros
 
 

 

 
 

BPC no "Diálogo Austrália-Brasil".

A Embaixada da Austrália irá realizar nos dias 20 e 21 de março, em São Paulo, a edição inaugural do "Diálogo Astrália-Brasil". O Diálogo contará uma combinação de palestras-chaves e discussões de todos participantes, onde o BRICS Policy Center será representado pela professora Layla Dawood, Coordenadora Adjunta do BPC.


 

 

 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.