Para ver adequadamente, clique aqui.

 

 

 

 

 

Volume 2, nº 18 - Dezembro 2012

 
  Publicações: As Cidades e os BRICS 
 
 
Embora o BRICS seja uma iniciativa de cinco países emergentes, o agrupamento reconhece o papel crescente que novos atores vêm desempenhando nas relações internacionais.  Este reconhecimento se reflete na agenda do BRICS, na promoção de eventos que visam facilitar o intercâmbio de conhecimento e de inovações esse países. Nesse contexto, as cidades dos BRICS vem ganhando peso não apenas como pontos de partida para a troca de ideias e experiências sobre os desafios e as soluções urbanas, mas também como atores nas relações internacionais, capazes de lançar projetos de cooperação para a formulação de políticas urbanas inovadoras. A agenda de pesquisa do BRICS Policy Center irá acompanhar e analisar o   

intercâmbio de conhecimento entre as cidades dos BRICS de forma a identificar novas oportunidades e desafios. Até agora, a produção do BPC na área urbana inclui uma ampla gama de monitores, resenhas e outras publicações. Leia mais

Você pode ter acesso às publicações produzidas pelo núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do BRICS Policy Center clicando aqui.

 
  Coordenadores do BPC recebem delegação de Diplomatas Sul Africanos
 
 
No dia 30 de novembro o Supervisor Geral do BPC, Professor Paulo Esteves, e a Coordenadora Geral, Professor Adriana Erthal Abdenur, receberam o Embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mbete, o Cônsul Geral da África do Sul, Mmaikeletsi Dubebem como o sherpa (representante) sul-africano para a reunião da cúpula dos BRICS e demais integrantes da delegação de diplomatas.
Leia mais
 
Delegação Sul Africana no BPC
 
  Reunião com equipe do International Development Research Centre
 
 
No dia 23 de novembro, os professores e coordenadores do BRICS Policy Center, Paulo Esteves, João Pontes Nogueira e Monica Herz, reuniram-se com o presidente do IDRC (International Development Research Centre)Dr. David Malone e ouros representantes do Centro. Durante o encontro, discutiu-se a possibilidade de promover cooperação entre as duas instituições. Leia mais  
Reunião com representantes do IDRC
 
  Seminário “O Brasil, os BRICS e a Participação Cidadã”.
 
 
No dia 27 de novembro de 2012, a coordenadora geral do BPC, Adriana Erthal Abdenur, participou do seminário “O Brasil, os BRICS e a Participação Cidadã”.No evento, que contou com a presença da Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, Subsecretária Geral Política 2º do Ministério das Relações Exteriores e o Embaixador Guilherme Patriota, da Assessoria Especial da Presidência da   
República, discutiu-se possíveis desdobramentos que venham permitir iniciativas conjuntas dos países BRICS voltadas à participação cidadã.  
Leia mais

 
 
  Prof. Paulo Esteves participa do evento "CAPE Conference 2012"
 
 
No útimo dia 14, o Prof. Paulo Esteves participou do evento “CAPE Conference 2012: Old Puzzles, New Pieces: Development Cooperation in Tomorrow’s World”, realizado na sede do ODI (The Overseas Development Institute), em Londres, Reino Unido.    
Prof. Esteves participou da mesa “New actors and new flows”, no primeiro dia da conferência e abarcou o tema Brasil e a cooperação Sul-Sul. 
Leia mais
 

 

Eventos de Novembro

(1 de novembro) O fellow Dr. Haibin Niu, participou do Seminário "Empresas e Mercado na China hoje: Desafios futuros", organizado pela FUNAG.

(7 e 8 de novembro) Dr. Niu participou do foro acadêmico "China e Am. Latina nos próximos 20 anos: Os atores e seus papéis", realizado no Memorial da Am.Latina, em São Paulo.

(8 e 12 de novembro) Em atividades internas para os pesquisadores do BPC, os Fellows Dr. Niranjan Rao Calindi e Dr. Haibin Niu apresentaram suas pesquisas em uma pequeno encontro. No colóquio “Economics of the Patent System”, Dr. Calindi expôs a necessidade de se estudar o sistema internacional de patentes. Leia mais. Já o Fellow chinês, Dr. Niu falou sobre o papel da china na atual conjuntura mundial e ressaltou a importância das potências emergentes e, principalmente, do agrupamento BRICS. Leia mais

(9 de novembro) A Prof. Adriana Abdenur e o Cônsul Geral do Japão reuniram-se para discutir sobre o cenário político internacional da Ásia e na América Latina e, além de possibilidades de colaboração sobre o estudo da participação japonesa, através da JICA, na cooperação sul-sul, via cooperação triangular.

(13 de novembro) A parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e o BRICS Policy Center realizaram uma oficina sobre o Serviço de Informação ao Cidadão. A iniciativa explicou o funcionamento do sistema e também como funciona a Lei de acesso à informação e aplicação nos arquivos público. Leia mais

(14 de novembro) O BPC realizou o colóquio “Security Challenges in a Power-shifiting Asia and China’s Periphery Strategy” com o Dr. Haibin Niu, pesquisador visitante do BPC no núcleo Política Internacional e Agenda Multilateral. Na apresentação o pesquisador tratou dos desafios da China, a relação com os principais países vizinhos e a questão da participação dos EUA na Ásia. Leia mais

(16 de novembro) A Coordenadora Administrativa do BRICS Policy Center, Sra. Lia Lopes e o Supervisor Geral do Centro, Dr. Paulo Esteves reuniram-se com representantes do Institute of Development Studies sobre possibilidades de cooperação entre as duas instituições nas áreas de pesquisa e sobre o fellowship program. Encontro realizado na sede do IDS, Reino Unido.

(22 de novembro) A Prof. Abdenur  reuniu-se com Debora Barros Leal, da University of British Columbia. Abordaram os temas sobre cooperação sul-sul e política externa brasileira para África.

(23 de novembro) Dr. Niranjan Calindi, pesquisador visitante e colaborador do núcleo de pesquisa Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento, apresentou o Colóquio “A comparative analysis of the patent systems of the BRICS countries”, um estudo sobre o sistema de patentes e sua relação com o potencial de desenvolvimento dos países BRICS no âmbito da produção de tecnologia. Leia mais

(29 de novembro de 2012) O BRICS Policy Center e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio promoveram o Painel “Should the BRICS grouping exist?”, realizado na sala de aulas do IRI– PUC-Rio, com o intuito de debater o existência dos países BRICS enquanto um bloco. Leia mais

 

 

 

 
  Publicações
 
 

Para  acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaixo.

POLICY BRIEFS
BRICS MONITORS 
RESENHAS

 
 
  Pesquise também na BIBLIOTECA do BPC.  
 

 

  BRICSpédia
 
 

O BRICSpédia é uma seção no site do  BPC onde o usuário  poderá encontrar informações gerais sobre os países BRICS.



BRICSPÉDIA

 
 

 

 Eventos futuros
 
 

Colóquio "BRICS, Looking to the Future: A Critical Geopolitical Analysis"

O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS convida para o colóquio " BRICS, Looking to the Future: A Critical Geopolitical Analysis" com o Dr. Krishnendra Meena (Fellow do BPC). O evento será realizado na biblioteca do BPC, no dia 11 de dezembro, às 16:00hs. Gentileza confirmar presença: bpc@bricspolicycenter.org (Lugares limitados).

 
 
 

Civil G20 Conference

O professor João Pontes Nogueira participará, nos dias 12 e 13 de dezembro, do encontro “Civil G20”, em Moscou, com o objetivo de promover o diálogo político entre os líderes dos países do G20 e representantes de organizações da sociedade civil que trabalham com questões relacionadas à agenda da Cúpula, fazendo contribuições substanciais. 

 

BPC nos preparativos para o Fórum

O quinto encontro dos chefes de Estado dos países BRICS ocorrerá em março de 2013 na cidade de Durban, na África do Sul. O BRICS Policy Center vem participando dos preparativos para o Fórum de Think Tanks, que ocorrerá duas semanas antes da próxima cúpula. O BPC também irá participar de Workshops em Durban e de outras iniciativas organizadas em parceria com think tanks sul-africanos. Antes e após a cúpula, o BPC realizará colóquios e divulgará publicações sobre a agenda dos BRICS. Mais informações em breve na próxima edição da newsletter, em janeiro de 2013.

 

Cultura Chinesa - o Mundo Harmonioso e a Consciência Cultural.

O Em comemoração aos 200 anos de imigração chinesa no Brasil, e por ocasião da visita da Sra. Zhang Meiying, Vice Presidente da Comissão Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro realizarão o evento: "Cultura Chinesa - o Mundo Harmonioso e a Consciência Cultural". A palestra será proferida pelo Senhor Professor Wu Zhengde, Vice Reitor da Universidade de Ciência Eletrônica e Tecnologia da China e Membro do Comitê Permanente da CNCCP, no próximo dia 19 de dezembro, quarta-feira, às 10h30min, no Auditório do Prédio Anexo do Palácio Guanabara, localizado na Rua Pinheiro Machado, s/n – Laranjeiras.
Confirmações de presença através do e-mail eventosri@casacivil.rj.gov.br 

 

 
 BPC nas redes sociais
 
 

Follow Us

Siga o BPC nas redes sociais para ter acesso às atualizações e novidades do Centro, além de publicações acadêmicas e arquivos multimídia.