Volume 2, nº 7 - Janeiro/2012
 
   BRICS Policy Center | Balanço 2011


 
 
 
O BPC, fruto da parceria IRI/PUC-Rio e a Prefeitura do Rio de Janeiro, celebra seu primeiro ano de atividades como o único think tank do mundo exclusivamente dedicado ao estudo dos países BRICS e um dos poucos think tanks brasileiros dedicados à pesquisa de temas de relações internacionais e desenvolvimento sócioeconômico. Os seis núcleos de pesquisa do BPC e a coordenadoria do Centro estiveram engajados em diversas atividades, tanto no Brasil quanto no exterior, relacionadas ao estudo e pesquisa sobre os cinco países, tanto de forma comparada quanto sob a sigla do agrupamento BRICS.
Desde a sua inauguração, o BPC vem desenvolvendo uma série de atividades de pesquisa e colaboração, incluindo debates, diversas publicações, um programa de pesquisadores visitantes, uma rede institucional vinculando o BPC a outros think tanks e universidades em todos os países BRICS, assim como organizações e agências do governo brasileiro.

Leia mais aqui
sobre o balanço do primeiro ano de atividades do BPC.
.
 
1 ano de atividades do BPC!
 
   Delegação do BPC na China
 
 
Entre 02 e 10 de dezembro, o BRICS Policy Center enviou uma delegação composta por 10 membros do Centro para uma viagem à China. O convite foi feito pelo governo chinês com o objetivo de aprofundar as relações entre o BPC e centros de pesquisas chineses, ampliando o conhecimento sobre aquele país.
Em Pequim, além de visitar pontos históricos da cidade, a delegação foi recepcionada pelo China Center for Contemporary World Studies (CCCWS), onde participou de debates e evento com autoridades chinesas. Em seguida, foram à Província de Guizhou, considerada a região com o menor PIB chinês, onde foram apresentados a um programa de combate à pobreza do governo regional em parceria com o central.

Leia mais

 
Delegação do BPC na China - Dezembro/2011
.
 
   Primeira Fellow do BPC ministra conferência sobre Brasil e África do Sul, na Casa Affonso Arinos
 
 
No dia 14, o BRICS Policy Center promoveu o colóquio  "A comparative and critical analyisis of Brazilian and South African efforts to put human rights first in their international engagements", ministrado pela Professora Dra. Narnia Bohler-Muller (AISA), primeira Pesquisadora Visitante do Programa de Fellows do BPC.
Na apresentação, Dra. Bohler-Muller abordou os pontos em comum entre África do Sul e Brasil, como a busca por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde atuam como membros não permanentes, a reforma da governança global e a cooperação no IBAS e no BRICS.
Além deste, no dia 13 de dezembro, Dr. Bohler-Muller ministrou, no IRI, uma palestra com o tema "South Africa's voice in the UNSC: What are we trying to say?" para professores e alunos do Instituto.
Leia mais
 
Dra. Bohler-Muller ministra colóquio no BPC.
 
   Publicações BRICS Policy Center
 
 
Estão disponíveis no site do BPC, quinze novos BRICS Monitors - textos curtos de acompanhamento da conjuntura dos BRICS - com os seguintes títulos:
• As Eleições Parlamentares Russas e suas Implicações Político-Econômicas
• Mecanismos de cooperação entre cidades no âmbito dos BRICS
• Panorama geral da COP-17
• A jornada de adesão da Rússia à OMC - 18 anos de negociações
• A Demissão de Kudrin e o poder do Kremlin: Perspectivas
• Questões Demográficas na Índia e China
• Salvação do euro? Alcance e limites da coordenação dos BRICS
• A Escalada Protecionista nos BRICS pós-crise internacional - medidas relacionadas ao investimento
• A Inclusão da África do Sul nos BRICS: Uma Perspectiva Política
• Os BRICS rumo à Rio+20: Brasil
• Os BRICS rumo à Rio+20: África do Sul
• Os BRICS rumo à Rio+20: Índia
• Os BRICS rumo à Rio+20: China
• A velha pobreza de cara nova
.

 
Clique aqui todos os BRICS Monitors


 
 
  Guia de Pesquisa
 
  Guia e Fontes de pesquisas sobre os BRICS, Rússia e China

Disponível no site do BPC, esse documento visa orientar e auxiliar as pesquisas sobre os BRICS e reune uma série de fontes de informações - acadêmicas, jornalísticas, dados estatísticos, entre outros - sobre os BRICS, tanto os países considerados individualmente quanto sobre o grupo como um todo.
Nesta versão, o guia  apresenta informações sobre os BRICS, China e Rússia. Mais informações no
site.
 
 
     
 
 
  Eventos externos
 
  Os BRICS na COP17

No dia 21 de dezembro, o BRICS Policy Center publicou uma nova Nota de Conjuntura. Intitulado “Os BRICS na COP17”, o documento é co-autorado pela equipe do BPC e pela Professora Dra. Narnia Bohler-Muller (AISA), primeira Pesquisadora Visitante do Programa de Fellows do BPC. Ele adota, como ponto de partida, a 17ª Conferência das Partes (COP17) da Convenção-Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUMC) e a 7ª Sessão da Conferência das Partes do Protocolo de Kyoto, ambas sediadas pela África do Sul. Leia o documento no
site

 
 
 

 
Eventos externos
 
  29/11/2011 - O Supervisor-Geral do BRICS Policy Center, Professor João Pontes Nogueira, participou do painel “Friends or Strangers? The BRIC States and the New Coordinates of Globalization”, promovido pela Fundação Körber-Stiftung, em Berlim, na Alemanha. Leia mais no site