Volume 1, nº 4 - Outubro/2011
 
  Colóquio sobre as “Transformações econômicas na Índia contemporânea”, no BPC
 
 
O BRICS Policy Center recebeu, no último dia 22, o Dr. Fernando Padovani (FGV-RJ/IMI-Nova Délhi) para o colóquio “Transformações econômicas na Índia contemporânea”. O economista, que acaba de finalizar o estágio de pós-doutorado de 18 meses no International Managment Institute, em Nova Délhi, falou sobre o modelo de desenvolvimento indiano e suas especificidades, questões sociais, agricultura e relações do país com outros integrantes dos BRICS, entre outros assuntos. O evento, que foi aberto ao público, recebeu representantes de diversas instituições, estudantes da PUC-Rio e de outras universidades, coordenadores, assistentes e estagiários dos grupos de pesquisas do Centro. Clique aqui para ler a entrevista com o especialista.  
Colóquio "Transformações Econômicas na Índia contemporâneas" com o Dr. Fernando Padovani, no BPC.
 
  Workshop "Agenda dos BRICS para a RIO+20: perspectivas brasileiras"

 
O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS - BRICS Policy Center, realizará o Workshop “Agenda dos BRICS para a Rio+20: perspectivas brasileiras", no dia 21 de outubro de 2011, a partir de 9h30, no Auditório do Centro, localizado na Casa Affonso Arinos, em Botafogo. O evento será dividido em três mesas redondas, onde os participantes poderão debater sobre os principais temas da reunião de 2012 e as posições dos BRICS. 
Entre os convidados confirmados estão o  Sr. Fernando Lyrio, Assessor Extraordinário do Projeto Rio+20 do Ministério do Meio Ambiente, o Sr. Ricardo Henriques (Presidente do Instituto Pereira Passos, Rio de Janeiro), a Dra. Suzana Kahn (Subsecretária Estadual de Economia Verde) e o Dr. João Pontes Nogueira (Diretor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Supervisor Geral do BRICS Policy Center), além de especialistas, professores e diplomatas.
 
Mais informações em breve, no site www.bricspolicycenter.org
 
  BPC recebe Dra. Renu Modi, da Universidade de Mumbai, Índia
 
 
No dia 22 de setembro, o Centro de Estudos e Pesquisas BRICS recebeu a Dra. Renu Modi, Diretora do Centro de Estudos Africanos da Universidade de Mumbai, Índia, que esteve no Brasil para ministrar uma série de seminários sobre as relações Índia-África. Em visita ao Centro, Dra. Modi conversou com a Professora Adriana Erthal Abdenur, Coordenadora Geral do Centro, sobre a agenda de pesquisa do BPC. Leia mais.

Dra. Renu Modi em visita ao BPC.
 
  Boas-vindas aos novos estagiários do BPC  

 
Dez novos estagiários começaram suas atividades no BRICS Policy Center, em setembro. Os graduandos do curso de Relações Internacionais da PUC-Rio foram admitidos no último processo seletivo e, desde o dia 06 de setembro, compõem as equipes de pesquisa dos seis núcleos do Centro. Leia mais sobre a rotina e atividades desses alunos.  
Alguns dos novos estagiários do Centro de Estudos e Pesquias BRICS - BRICS Policy Center.
 
  Prêmio IPP-Rio
 
 
O Instituto Pereira Passos aceitará até 27 de outubro, inscrições para o concurso do Prêmio IPP-Rio Maurício de Almeida Abreu, para dissertação ou tese sobre o desenvolvimento urbano, ambiental, econômico ou social do Rio de Janeiro. Para o edital e mais informações, acesse os sites www.rio.rj.gov.br/ipp e www.armazemdedados.rio.rj.gov.br ou mande um e-mail para cplipp@pcrj.rj.gov.br.  

  Clique na imagem para saber mais sobre o Prêmio IPP
 
  Nota de Conjuntura
 



 

 

27/09/2011- OS BRICS E A CRISE NA EUROPA

No dia 22 de setembro, às margens do Encontro de Cúpula do G-20, realizado em Washington na véspera do Encontro do FMI e do Banco Mundial, os Ministros de Finanças dos BRICS se reuniram para tratar da situação econômica mundial e debater alternativas para a crise da dívida na zona do Euro...Leia mais

 
 


 Eventos futuros
 



 

 

06/10/2011- Workshop de capacitação "Estratégias e Fontes de Pessquisa sobre os países BRICS", no BPC.
Leia mais

21/10/2011 - Workshop "Agenda dos BRICS para a RIO+20: perspectivas brasileiras", no BPC.


03-04/11/2011- Reunião dos BRICS durante a Cimeira do G-20 em Cannes, França.