Volume 1, nº 1 - Julho/2011
 
  I Seminário Internacional do BRICS Policy Center
 
 
As atividades do Centro de Estudos e Pesquisas – BRICS (BRICS Policy Center – BPC) foram inauguradas com o seu I Seminário Internacional, que teve como tema "Os BRICS e a Reforma da Governança Econômica Global". Ocorrido entre os dias 16 e 20 de maio, o evento reuniu acadêmicos e autoridades brasileiras e estrangeiras para discutir a redefinição de papéis dos países emergentes desde a crise econômica global de 2008.
Leia mais
 
Ricardo Henriques, Presidente do IPP (à esquerda), Pe. Josafá Siqueira, S.J., Reitor da PUC-Rio (ao centro) e João Pontes Nogueira, Supervisor Geral do BPC (à direita), na cerimônia de abertura do evento
 
  Coordenadora Geral do BPC participa de seminário sobre o Brasil e China no Palácio do Itamaraty
 
 
No dia 16 de junho, a Coordenadora Geral do Centro de Estudos e Pesquisas – BRICS (BRICS Policy Center – BPC), Adriana Erthal Abdenur, participou do seminário "Brasil e China no Reordenamento das Relações Internacionais: Desafios e Oportunidades". O evento, realizado no Palácio do Itamaraty, reuniu pesquisadores e diplomatas brasileiros e chineses para debater o papel dos dois países na reorganização das relações econômicas globais.
Leia mais
 
A Coordenadora Geral do BPC, Adriana Erthal Abdenur, na mesa "China e Brasil: Evolução Recente e Perspectivas."
 
  BRICS Policy Center recebe diplomatas alemães
 
 
O Centro de Estudos e Pesquisas – BRICS (BRICS Policy Center – BPC) recebeu, no último dia 17, o Embaixador Bernhard Graf von Waldersee – encarregado de assuntos latino-americanos do Ministério das Relações Exteriores alemão - e o Cônsul Michael Worbs. Além de conhecerem as atividades da Casa Affonso Arinos, onde funciona o BPC, os dois trocaram ideias
com o Supervisor Geral do BPC, João Pontes Nogueira, e a Coordenadora Geral do Centro, Adriana Abdenur, sobre a relevância e a compatibilidade dos BRICS para a política externa alemã.
Leia mais
 
Da esquerda para direita: A Coordenadora Geral Adriana Abdenur, o Supervisor Geral João Pontes Nogueira, o Cônsul Michael Worbs e o Embaixador Bernhard Graf von Waldersee
 
  Coordenador de Núcleo do BPC no De Lá Para Cá
 
 
No último dia 02 de junho, o Centro de Estudos e Pesquisas - BRICS (BRICS Policy Center – BPC) foi um dos locais de gravação do De Lá Para Cá, da TV Brasil. O jornalista Ancelmo Gois entrevistou o Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do BPC, Pedro Cunca Bocayuva, sobre o geógrafo brasileiro Milton Santos. O programa foi ao ar no último dia 12, às 18h.
Leia mais
 
O jornalista Ancelmo Gois e o professor Pedro Cunca, no BPC
 
  "Crítica, Subjetividade e Civilização na Índia" no BPC
 
 
O Centro de Estudos e Pesquisas – BRICS (BRICS Policy Center – BPC) promoveu, no último dia 13, o colóquio "Crítica, Subjetividade e Civilização na Índia", com o professor José Maurício Domingues (UERJ). O pesquisador conversou com o professor Pedro Cunca Bocayuva, que comanda o Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, e os membros dos grupos de pesquisa sobre características da modernidade na Índia, entre outros assuntos.
Estiveram presentes também no encontro a Coordenadora Geral do BPC, Adriana Abdenur, e o Coordenador de Pesquisas do Centro, Fabiano Mielniczuk.
Leia mais
 
Colóquio com o Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do BPC
 
 
  Publicações BPC
 
  BRICS Policy Center BPC divulga os primeiros Policy Brief

- Os BRICS e as Operações de Paz

- A recuperação da economia mundial e a Guerra Cambial: Brasil e China em foco

- A Modernização Militar Chinesa e a Reação Regional

- Megacidades na perspectiva do capitalismo global: as novas tecnologias condicionando o desenvolvimento das redes urbanas nos BRICS

- A Cooperação Sino­Africana: tendências e impactos para a Ajuda Oficial ao Desenvolvimento

 
 
 
  Eventos externos
 
  BRICS Policy Center no simpósio de Think Tanks

Em março, o Supervisor Geral do BPC, João Pontes Nogueira, e o pesquisador do Centro, Alex Jobim, participaram do Simpósio de Think Tanks sobre os BRICS, em Pequim.
 
 
  BRICS Policy Center participa de seminário na Rússia

O Coordenador de Pesquisa do BPC, Fabiano Mielniczuk, participou, nos dias 23 e 24 de maio, da 5ª edição do seminário "GlobalEurope EU-Russia", que teve como tema "A parceria estratégica euro-russa a serviço de um encontro do BRICS-UE em 2015", na Rússia.
 
 
 
  Eventos futuros
 
  16/10/2011 – Asian Forum on Global Governance, ZEIT-Stiftung Ebelin und Gerd Bucerius e Observer Research Foundation

Nova Délhi, Índia.
Leia mais
 
 
  19/10/2011 - "India-Brazil Dialogue"

Centre for Latin American Studies, Goa University, Goa, Índia. Nova Délhi, Índia.
Leia mais