Volume 2, nº 17 - Novembro, 2012

 

 

 

 

 Workshop “Os BRICS e a Cooperação Sul-Sul”

 

No dia 26 de outubro, o BRICS Policy Center realizou,em parceria com o Department for International Development (DFID), o Workshop “Os BRICS e a Cooperação Sul-Sul”. O propósito do evento foi apresentar e discutir questões substanciais sobre o papel da cooperação sul-sul no campo da cooperação internacional para o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, analisar as práticas dos países BRICS no campo em questão.

O evento contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais atuantes na área. Leia mais

O debate também faz parte do projeto de produção de conteúdo para o segundo livro do BPC, "Os BRICS e a Cooperação Sul-Sul", organizado pelos Profs. Paulo Esteves e Adriana Erthal Abdenur, que será lançado em breve.  


Workshop “Os BRICS e a 
Cooperação Sul-Sul”

 
 
 
  Publicações Acadêmicas
   




Policy Brief do núcleo
Política Internacional e Agenda Multilateral

"A Coordenação dos BRICS nos Fóruns Multilaterais"

Este Policy Brief, coordenado pela Professora Monica Herz, tem como objetivo avaliar o processo de institucionalização do grupo e a coordenação de suas políticas em fóruns multilaterais. Dessa forma, é feita uma análise da participação dos países BRICS nos mais diversos fóruns multilaterais, com foco nas agendas políticas e econômicas. Além disso, observam-se possíveis movimentos de coordenação entre os países BRICS, através de declarações, ações convergentes e similaridades de comportamento.

Para acessar o documento, clique aqui.

 

O BPC dá as Boas-vindas ao Fellow Indiano

O Fellow Niranjan Rao Calindi (Center for Economic and Social Studies, Hyderabad, Índia) chegou ao BRICS Policy Center no final do mês de outubro e permanecerá durante o período de 1 mês, contribuindo para o núcleo Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento. Niranjan é associado ao Centre for Economic and Social Studies.


Sua pesquisa irá abordar "o papel que os sistemas de patentes desempenham na mudança tecnológica em países BRICS". 
Leia mais
 

 

 



 

 

 

O BPC e a Formação do Conhecimento sobre os BRICS no Brasil

 

 

Dentre os objetivos do BRICS Policy Center está a formação de pessoal altamente qualificado em conhecimento sobre os países BRICS. Esta formação ocorre de diversas maneiras, sempre através da parceria com o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI).  Todos os seis núcleos de pesquisa do Centro têm alunos dos cursos de graduação como estagiários, além de alunos do mestrado e do doutorado que trabalham no BPC como pesquisadores, sob a supervisão dos coordenadores das equipes. 

Além de participarem ativamente dos projetos de pesquisa do Centro, os alunos interagem com os pesquisadores visitantes dos outros países BRICS, ajudam na formação de parcerias institucionais e aprendem sobre a organização de eventos.

 

Além disso, o IRI oferece diversas disciplinas sobre temas relacionados aos BRICS e, inclusive, já vem trabalhando para fortalecer os vínculos entre a pesquisa do Centro e o projeto pedagógico do Instituto. Dentre os temas abordados estão: disciplinas sobre China, Rússia, Índia, e Brasil além de outras que tratam da reforma da governança global e das relações multilaterais no âmbito da segurança, cooperação e desenvolvimento internacionais.
Leia mais

 

 

O BPC parabeniza o novo Supervisor Geral

 

 

A equipe do BPC tem a honra de parabenizar o Professor Paulo Luiz Moreaux Lavigne Esteves que, a partir do dia 09 de novembro de 2012, passou a exercer a função de Supervisor Geral do BRICS Policy Center (Centro de Estudos e Pesquisas dos Países BRICS). O Professor Paulo Esteves também assumiu a diretoria do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.

Gostaríamos também de agradecer ao Professor João Pontes Nogueira que, durante os anos 2011 e 2012, realizou um trabalho de excelência e dedicação como Supervisor Geral do BPC.

 

 

 


Professor Paulo Esteves

Aproveitamos também a oportunidade para anunciar o retorno da Coordenadora Geral Adriana Erthal Abdenur no mês de agosto, que esteve ausente de suas atividades no Centro devido à licença maternidade.


 
   BPC apoia evento do Conselho Empresarial Brasil-Chinal

 

O BRICS Policy Center convida para o evento "Brasil China em Transição - 4° Conferência Internacional do Conselho Empresarial Brasil-China" a ser realizado no dia 21 de novembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Leia mais

 


 


 

 

 Eventos de Outubro

No dia 01 de outubro, o Embaixador do Brasil em Timor Leste, Edson Monteiro, apresentou o colóquio “Timor Leste: A construção de um novo país e a cooperação brasileira”. O Embaixador expôs um panorama histórico do país, e como foram desenvolvidos os processos de cooperação que auxiliaram a reconstrução de Timor após sua recente independência. Leia mais


Colóquio com Embaixador Edson Monteiro.

 

No dia  03 de outubro o BPC realizou o colóquio “Emerging powers and the New Scramble for Africa” com o Dr. Taylor que abordou o crescimento africano, analisando a abertura de novos mercados às potências emergentes, a entrada de recursos alternativos por meio de assistências e financiamentos externos, e a diminuição da dependência das potências tradicionais (tais como os países europeus e os EUA). Leia mais

 

 

 

 

 

 

Em 5 de outubro, a Coordenadora Geral, Adriana Erthal Abdenur, e Leane Cornet Naidin, Coordenadora do Núcleo Desenvolvimento, Comércio, Finanças e Investimentos, receberam o pesquisador Peter Draper, da South African Institute of International Affairs. Leia mais


 

Em 22 de outubro o Professor Paulo Esteves, Coordenador do núcleo Cooperação Técnica e Ciência e Tecnologia, e Lia Lopes, Coordenadora Administrativa do Centro, reuniram-se com o Embaixador Michael Marine, CEO do Sabin Vaccine Institute. A reunião tratou sobre a área de saúde dos BRICS e a possibilidade de trabalhos conjuntos sobre o tema “Global Network for Neglected Tropical Diseases”.

Reunião com Embaixador Michael Marine

 

 

 


 

 

 

 Publicações
 
 

Para acessar as publicações do BRICS Policy Center, selecione abaxo.

Policy Briefs
BRICS Monitors
Resenhas

Pesquise também na biblioteca do BPC.

 

 

 

 Multimídia
 
 

Acesse a seção multimídia no site do
BPC para assistir aos vídeos publicados pelo Centro.

Clique aqui

 

 
  BRICSpédia

 O BRICSpédia é uma  nova seção no site do  BPC onde o usuário  poderá encontrar  informações gerais sobre os  países BRICS.

>>BRICSpédia<<

   

 
 

 

  Eventos Futuros
 
 

Civil G20 Conference.

O professor João Pontes Nogueira participará, nos dias 12 e 13 de dezembro, do encontro “Civil G20”, em Moscou, com o objetivo de promover o diálogo político entre os líderes dos países do G20 e representantes de organizações da sociedade civil que trabalhem com questões relacionadas à agenda da Cúpula, fazendo contribuições substanciais para a formulação de políticas do grupo.

 

Colóquios com Fellows do BPC.

O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS convida para o Colóquio "Security Challenges in a Power-shifting Asia and China's Periphery Strategy", que será ministrado pelo pesquisador visitante do BPC, Dr. Haibin Niu (China). O evento será realizado na biblioteca do Centro, no dia 14 de novembro, às 16:00hs.

Ainda no mês de novembro, o fellow indiano, Niranjan  Calindi, apresentará o colóquio "A comparative analysis of the patent systems of the BRICS countries", no dia 23 às15hs.

 

Seminário "Os BRICS e a participação cidadã"

A Coordenadora Geral do BPC, Adriana Erthal Abdenur, participará do seminário que busca estimular o debate sobre a questão da participação cidadã nos processos de construção dos BRICS, promovendo consultas nacionais onde convidam representantes do governo do país e da sociedade civil local para ouvir e debater as posições do governo sobre a questão da participação da sociedade civil nos processos de formulação de políticas por parte dos BRICS.